167 Famílias de Alcochete aderiram ao “Dar de Volta”

Troca de manuais escolares perto de quadruplicar no concelho ribeirinho

O programa de empréstimo de manuais escolares conseguiu ajudar, no período de dois meses, um total de 167 famílias de Alcochete. A Biblioteca Municipal do concelho distribuiu 468 livros, entre Agosto e Setembro, e ainda possui volumes para empréstimo. “Em comparação com os resultados do ano anterior, os valores de distribuições de manuais escolares quase quadruplicou”, diz fonte da autarquia de Alcochete.

Troca de manuais escolares quadruplicou este ano, em Alcochete 

Este é o segundo ano consecutivo que a rede de bibliotecas de Alcochete adere ao programa "Dar de Volta", promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), que tem ajudado várias famílias a reduzir os gastos com o material escolar. "No ano lectivo anterior foram 175 os manuais emprestados que serviram 45 agregados familiares", explica Helena Machado, coordenadora da biblioteca municipal.
A distribuição continua em curso, mesmo após o regresso às aulas. "A Biblioteca possuiu, ainda, manuais para empréstimo, sobretudo no que se refere ao 2.º ciclo do ensino básico, nomeadamente às disciplinas de História e Geografia de Portugal e Ciências da Natureza", salienta a responsável da Biblioteca.
Helena Machado defende que "existem vários motivos que poderão justificar o aumento da procura" de livros escolares. "Pensamos que o principal seja o actual contexto socioeconómico e as carências sociais que caracterizam muitas famílias", refere.
Uma das causas que também terá levado a este efeito prende-se pelo facto de este ser "o segundo ano do projecto", tendo contribuído para que "as pessoas que no ano anterior recorreram ao 'Dar de Volta' não só o tenham voltado a fazer no presente ano, como elas próprias se encarregaram de passar palavra".
A promoção desta nova edição da iniciativa foi também mais forte durante este ano. Os serviços de distribuição recorreram às redes sociais para divulgar a campanha e deram a possibilidade de candidatura a empréstimo através da Internet, para além da presencial, para chegar mais perto de um maior número de pessoas.

Projecto garante apoio a famílias com dificuldades económicas
167 famílias aderiram este ano ao programa de troca de livros escolares 
 "Esta acção reveste-se de uma enorme importância, na medida em que se baseia nos conceitos de solidariedade e rentabilização de recursos. No contacto com as famílias são descritas situações de desemprego recente e de dificuldades económicas que não permitem a aquisição de manuais escolares", diz Helena Machado.
A coordenadora da Biblioteca Municipal de Alcochete acredita que também "os Serviços de Acção Social Escolar que prestam apoio à comunidade e às famílias apoiando os alunos mais carenciados, também já não têm forma de suportar todas as despesas relativas à dotação da totalidade dos manuais".
Apesar de o serviço de empréstimo estar centralizado na biblioteca municipal, onde são recolhidos e distribuídos os livros, o projecto "Dar de Volta" conta com a parceria nas juntas de freguesia do concelho, nomeadamente Alcochete, Samouco e São Francisco, que contribuem do mesmo modo para fazer chegar os manuais a mais famílias.
"As famílias manifestam a sua satisfação pela prestação de um serviço desta natureza e são sensíveis ao facto dos manuais serem emprestados durante um ano lectivo havendo a necessidade de os devolver à Biblioteca no final do ano", reflecte Helena Machado.


Agência de Notícias 

Comentários