Seixal premiado pelo Comité Olímpico Internacional

Trabalho desportivo da autarquia merece reconhecimento internacional

A Câmara Municipal do Seixal recebe na terça-feira, dia 10 de Setembro, às 18 horas, o prémio “150 anos Pierre de Coubertin, Desporto como Escola de Vida”. A cerimónia de entrega do prémio decorre no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara do Seixal e conta com a presença dos presidentes da autarquia, Alfredo Monteiro, do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino e da Vice-presidente do Comité Olímpico de Portugal, Rosa Mota.  

Autarquia vai receber prémio do Comité Olímpico Internacional

O Comité Olímpico de Portugal (COP) justificou a proposta da Câmara do Seixal para receber este troféu, ao Comité Olímpico Internacional (COI), com os “serviços prestados ao desporto nacional ao longo dos últimos anos, onde se incluem, para além de algumas infraestruturas de excelência, vários projetos de desenvolvimento de modalidades desportivas, num total de 16, entre outros programas de desenvolvimento desportivo, que envolveram ao longo dos últimos três anos, mais de 200 mil pessoas”.
A nomeação do COP visou premiar uma instituição que apresentasse um percurso de promoção e educação através do desporto como elemento de formação cívica.
A câmara do Seixal tem valorizado a “dimensão e importância do desporto para o desenvolvimento social, económico e cultural do concelho, através de um trabalho de várias décadas, único e pioneiro no país, focado na generalização da prática desportiva, no apoio ao associativismo desportivo, no desenvolvimento do parque desportivo e na qualificação das competições desportivas”, disse fonte da autarquia seixalense ao ADN.

Prémio do Comité Olímpico Internacional
O Comité Olímpico Internacional (COI) tem lançado anualmente, desde 1985, um troféu baseado em diversos temas atuais. Este troféu é disponibilizado a cada Comité Olímpico Nacional, o qual é responsável por identificar e escolher a entidade a galardoar com o troféu no seu território.
Desde 1997 foram várias as personalidades desportivas e entidades portuguesas galardoadas com o Troféu COI que tem como objetivo prestigiar e valorizar o trabalho daqueles que se destacam nos mais variados domínios do fenómeno desportivo. Eusébio da Silva Ferreira, Movimento Associativo Desportivo, Fernanda Ribeiro, Ticha Penicheiro, Sport Algés e Dafundo e Associação Nacional de Municípios Portugueses, foram alguns dos premiados.

Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo
Seixal reconhecido por fomentar a prática desportiva no concelho 
Foi com base no documento “Seixal – Desenvolvimento Desportivo em prol da população” que a comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal escolheu a Câmara Municipal do Seixal para receber o troféu anual do COI.
Neste documento fica demonstrado como o papel das autarquias no desenvolvimento desportivo da população é importante. Desde cedo o município do Seixal “percebeu a importância do desporto na promoção do bem-estar e qualidade de vida. Por isso, encoraja e apoia clubes e associações e investe na construção de equipamentos desportivos e espaços públicos que permitem a prática de variadas modalidades e a realização de iniciativas desportivas”, diz o executivo da autarquia.
No âmbito do Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo, a câmara municipal desenvolve vários projetos desportivos como a educação física no 1.º ciclo, o desporto no 2.º e 3.ºciclos com a Seixalíada Escolar, o apoio ao Movimento Associativo e o desenvolvimento de modalidades desportivas como o atletismo, a natação, xadrez, atividades gímnicas, artes marciais, andebol, jogos tradicionais, entre outros, num total de 16.
O Plano contempla ainda sete projetos para grupos específicos. São exemplos as Férias Desportivas para ocupação do temo livre no período de férias, o Programa Continuar dirigido à população sénior, e o Desporto Adaptado.
Nesta estratégia municipal destaque para os projetos dirigidos a toda a população como é do caso da Seixalíada, Jogos do Seixal, Animação da Baía do Seixal ou as Áreas de participação.
“Importante referir também a dinâmica do movimento associativo no Seixal que tem sido desde sempre um parceiro da Câmara Municipal, bem como das juntas de freguesia”, confere fonte do município.
O concelho do Seixal tem atualmente 51 clubes e um total de 10 mil e oito atletas, aos quais temos que juntar as centenas de pessoas que diariamente se deslocam aos vários espaços públicos disponíveis para a prática informal de exercício físico.


Agência de Notícias 

Comentários