Festival de fado começa hoje em Alfama

Bairro de Alfama, em Lisboa, recebe maior festival de fado

Durante duas noites Alfama vai encher-se de fado, com dez espaços a receberem 40 vozes, na primeira edição do festival Caixa Alfama. O acontecimento reflecte várias gerações e formas diversas de viver o género, como acontece com Maria da Fé, Aldina Duarte, Gisela João e António Zambujo que actuarão hoje e no sábado no primeiro festival dedicado ao fado no bairro de Alfama. 

Alfama recebe a partir de hoje o maior festival de fado de Lisboa 

Serão dez palcos e 40 fadistas ao longo de duas noites, hoje e amanhã, em Alfama, na primeira edição do festival lisboeta Caixa Alfama. O Museu do Fado, as igrejas de São Miguel e Santo Estêvão, as sociedades recreativas Boa União e Clube Desportivo Adicense ou os palcos Caixa e Santa Casa serão alguns dos lugares que, entre paredes ou ao ar livre, irão receber nomes pertencentes a diversas gerações e diferentes maneiras de habitar o fado como Ana Moura, Camané, Ana Sofia Varela, Cuca Roseta, Joana Amendoeira, Marco Rodrigues, Hélder Moutinho, Teresa Tapadas, Cidália Moreira, Pedro Calado ou Ricardo Ribeiro.
O conceito do Caixa Alfama - Aqui Mora o Fado é semelhante ao do festival Mexe Fest, que no outono ocupa a avenida da Liberdade/Baixa com concertos pop rock: concertos em simultâneo em vários espaços de Alfama, com um único bilhete de acesso a todos eles.
Em Alfama haverá dez espaços de concertos, entre casas de fado, igrejas, clubes e associações recreativas e palcos ao ar livre.
Quem comprou bilhete terá que o trocar por uma pulseira, no Museu do Fado, que dará acesso a todos os concertos, mediante a capacidade da sala.

40 fadistas em duas noites
O cartaz apresenta 40 artistas, que representam várias gerações e estéticas do fado. Além de Camané, Ana Moura, Gisela João e Maria da Fé, o festival contará ainda com Aldina Duarte, António Pinto Basto, Cuca Roseta, Fábia Rebordão, Ricardo Ribeiro, Jorge Fernando, Rodrigo, Raquel Tavares, Cidália Moreira e António Zambujo. Ausentes estarão, por exemplo, Carlos do Carmo, Mariza e Carminho.
As igrejas de São Miguel e Santo Estêvão, o Largo das Alcaçarias, a Sociedade Boa União e o Centro Cultural Dr. Magalhães Lima fazem parte do roteiro.
O festival é organizado pela Música no Coração e pela Caixa Geral dos Depósitos e "foi desenhado com o objetivo de chegar a todos os públicos: dos profundos conhecedores de fado, àqueles que pretendem inteirar-se desta arte maior, ou que só há pouco a vêm descobrindo".
O fado, considerado a mais popular das canções urbanas portuguesas, foi considerado património imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2011.
Mais informações AQUI


Agência de Notícias 

Comentários