Festanima começou em grande em Setúbal

Já começou a “festa do povo” de São Sebastião

A importância do movimento associativo na dinamização de momentos de convívio para população foi salientado pela presidente da Câmara de Setúbal, sexta-feira, na abertura da 11.ª Festanima, certame a decorrer até dia 8, na cidade de Setúbal.

Milhares de pessoas já visitaram 11º Festaanima em Setúbal 

“Esta festa é um dos muitos eventos dinamizados pelo movimento associativo do concelho em prol das populações”, destacou Maria das Dores Meira na cerimónia de abertura do certame, momento assinalado ao início da noite na sede do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.
A autarca elogiou a “capacidade de renovação” das coletividades e associações, reforçou que estes eventos “são cruciais para que o movimento associativo se mantenha ativo” e uma oportunidade de conseguir algumas receitas extraordinárias.
A 11.ª Festanima, “um certame verdadeiramente popular que há 11 anos proporciona momentos de confraternização e de muita animação”, vincou a presidente setubalense. A festa decorre nas Escarpas de Santos Nicolau, num dos locais privilegiados para contemplar Setúbal e o rio Sado.

Uma festa do movimento associativo para o povo
A mesma ideia foi partilhada pelo presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, evidenciando a importância da realização do certame. “É precisamente em anos mais conturbados, como este que vivemos, que a realização deste tipo de manifestações culturais mais se impõe”.
Nuno Costa enalteceu o apoio do movimento associativo na realização da Festanima, certame que mantém a identidade, cultura e tradição setubalense. “São eles que, de forma militante, trabalham todos os dias para construir uma sociedade mais justa e um concelho melhor”.
Depois das alocuções oficiais, seguiu-se o tradicional percurso pelas ruas do Bairro Santos Nicolau, acompanhado pela banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense, num momento que antecedeu a abertura oficial do certame, instalado num recinto na Avenida Belo Horizonte.
A gastronomia tradicional e a animação musical são os principais ingredientes da 11.ª Festanima, evento organizado pela Associação de Festas Populares de São Sebastião, com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de São Sebastião.
Feijoada de choco, amêijoas, sapateira e saladinhas de polvo e de ovas são alguns dos petiscos que podem ser degustados numa dezena de tasquinhas presentes no certame, onde há, ainda, as habituais sandes de entremeada e couratos, bifanas, sopas diversas e outras iguarias como camarão do rio e pipis.
Artesanato, bijutaria e um insuflável para as brincadeiras dos mais novos são outros motivos de interesse da Festanima, com animação musical todos os dias das festividades, sempre com início às 21 horas, num palco instalado a meio do recinto, ladeado por áreas de degustação gastronómica.

Noites de muita música nas Escarpas de São Nicolau
Os comes e bebes e atracções musicais continuam até 8 de Setembro
No primeiro fim de semana do evento, que funciona de domingo a quinta-feira das 19 às 24 horas e às sextas-feiras e sábados com horário prolongado até às duas da manhã, passaram pelo certame o duo musical Jotas e T/S, os Actual Band, danças de salão e o Grupo Coral Alentejano “Os Amigos do Independente”.
Ontem, a música continuou com André Patrão e Quim Gouveia, enquanto Hélder Cardoso e Belito Campos atuam esta noite, seguindo-se um espetáculo com um grupo de sevilhanas e um concerto com Jorge Nice na quarta-feira.
A noite de quinta-feira é dedicada ao fado, com a participação de Deolinda de Jesus, Sara Margarida, Carla Lança e Inês Pereira, fadistas acompanhados à guitarra por Carlos Casalão e à viola por Carlos Pinto, enquanto na sexta há uma cegada e uma atuação de André Gomes.
Para as duas últimas noites estão reservados espetáculos com Os Massacotes e Cláudio Nunes, no sábado, e João Carlos, Sara Margarida e Susana Almeida, domingo, encerrando a 11.ª Festanima.
Devido à realização desta festa, a Avenida Belo Horizonte está encerrada à circulação automóvel, no troço compreendido entre as ruas Dr. José Barros de Vasconcelos e Diogo Fernandes Pereira, até domingo.
Durante o corte de trânsito, os automobilistas devem utilizar as ruas Dr. José Leite de Vasconcelos e D. Pedro Fernandes Sardinha, assim como a Avenida D. Manuel I.

Agência de Notícias 

Comentários