Câmara de Alcácer do Sal mostra obra

Nova ETAR de Alcácer entra em funcionamento em breve 

A Câmara de Alcácer do Sal e a Águas do Alentejo vão amanhã, terça-feira, apresentar as grandes obras em curso e com início previsto ainda para este ano a desenvolver no concelho. A apresentação é pública e decorre às 18 horas na nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), praticamente concluída, estando disponível transporte gratuito para a população interessada em assistir. A concentração é a partir das 17h30, no parque de estacionamento dos Pescadores (zona ribeirinha).

Alcácer apresenta "obra feita" amanhã aos munícipes 

A referida estação de tratamento de esgotos, em execução há um ano e que começará em breve a funcionar, promete contribuir para despoluir o Sado. É a obra mais importante deste conjunto, com um valor de adjudicação de 2.2 milhões de euros. Baseia-se no sistema de lamas ativadas por reator biológico e foi dimensionada para tratar os efluentes produzidos em toda a cidade.
São de destacar igualmente as estações elevatórias de bombagem de águas residuais e o novo sistema de adução, que vai melhorar o abastecimento e o armazenamento de água de rede na cidade.
As estações elevatórias, em número de três, começam a ser construídas em Novembro e vão transportar para a ETAR os esgotos da zona sul de Alcácer do Sal, fazendo uso da conduta já instalada no âmbito das obras de regeneração urbana que decorrem na zona ribeirinha da cidade. O valor estimado destas três estações é de 1.8 milhões de euros.
Por fim, com início apontado para Dezembro próximo e um valor base de 1.1 milhões, a empreitada de adução de Alcácer do Sal tem como objetivo melhorar o abastecimento e aumentar a capacidade de reserva, ao transportar a água de rede a partir de novos furos a executar na Ameira, até aos grandes depósitos do Laranjal. Numa 2ª fase, esta obra permitirá abastecer igualmente S. Susana e S. Catarina.

Agência de Notícias 

Comentários