Richie Campbell abre Festas do Barreiro amanhã

Tudo pronto para o maior evento cultural do concelho

A próxima edição das Festas do Barreiro promovem a aproximação da juventude ao certame através da programação musical que conta com Aurea e Richie Campbell, além de um espaço dedicado aos jovens e ao desporto na requalificada Praça Bento Jesus de Caraça. As Festas do Barreiro deste ano abrem portas amanhã e prolongam-se até ao dia 18 de Agosto, com muitas atividades culturais. 

Festas do Barreiro começam já amanhã 
Regina Janeiro, presidente da comissão de Festas do Barreiro, explica que “o programa cultural será muito rico e direcionado a toda a população, desde a vertente religiosa dedicada a Nossa Senhora do Rosário à componente mais lúdica”.
“A principal novidade das Festas do Barreiro passa pela organização, que este ano é composta por onze entidades do concelho, o que vai oferecer à festa uma maior participação ativa das coletividades”, conta Regina Janeiro.
As Festas do Barreiro têm início já na próxima sexta-feira, 9 de Agosto com a atuação de Richie Campbell no Palco das Marés, enquanto o encerramento do certame, no dia 18, conta com a presença de Aurea.
O tema central da maior festa do concelho do Barreiro passa pela Rota do Trabalho e da Indústria, que estará patente um pouco por todo o recinto e com uma presença mais forte numa exposição dedicada ao tema. Regina Janeiro explica” que o número das tradicionais tasquinhas “aumentou face ao ano passado devido aos novos espaços” e destaca a abertura da festa logo pela tarde para que “as milhares de pessoas que frequentam as praias possam desfrutar a Festa”.
A religião também é uma das marcas desta festa e um dos pontos altos da mesma será a Procissão de Nossa Senhora pelas ruas do Barreiro, na tarde de 15 de Agosto, dia de Assunção de Nossa Senhora.

Noite da Baía do Tejo com Viralata e Irmãos Catita
Aurea fecha a Festa do Barreiro, a 18 de Agosto 
A Baía do Tejo volta a assumir um dos dias da festa do Barreiro e assegura a programação musical nos palcos da festa. Sábado, dia 10 de Agosto, será o “Dia Baía do Tejo” nas Festas do Barreiro de 2013.
À imagem do que aconteceu em 2012, com a presença de Legendary Tigerman e Nicotine’s Orchestra, a Baía do Tejo quer marcar o seu dia nas festas do Barreiro de 2013 como um dos pontos mais altos das festas da cidade.
A Baía do Tejo traz este ano ao Palco das Marés bandas de reconhecidos méritos e capazes de atrair, de forma transversal, todos os amantes da música pop rock: a banda Viralata e os “grandes” e irreverentes Irmãos Catita.
Com um programa ousado, mas de grande qualidade, a Baía do Tejo volta-se este ano um pouco mais para a juventude e quer proporcionar a todos os jovens do Barreiro e a todos os que visitem as festas da cidade, uma noite de verdadeira alegria e de festa em torno da música.
Os Viralata são oriundos de Lisboa e assumem-se como uma nova banda de punk-rock capaz de agitar o panorama musical português e de trazer para os palcos toda a energia e inquietação própria das grandes bandas punk. Com o seu primeiro álbum lançado em 2012, de título “Vai Buscar”, os Viralata veem o seu trabalho cada vez mais reconhecido e ganham cada vez mais espaço e seguidores entre os amantes deste género de música.
Os Irmãos Catita, um dos projetos liderado por Manuel João Vieira e que conta, entre outros, com o grande e virtuoso “Phil Mendrix”, são um valor seguro e uma banda que arrasta sempre uma grande legião de fãs e entusiastas que perseguem as atuações sempre surpreendentes e memoráveis que os Irmãos Catita oferecem em concerto.
No Palco da Juventude atua a partir da meia noite a Banda Jibóia Experience, um projeto inovador e experimental que passou recentemente pelo festival Milhões em Festa e a que vale a pena dar toda a atenção. Em estreia absoluta no Barreiro e naquela que será a sua 2ª apresentação pública, teremos em palco a Jibóia Experience, formação alargada que apresentará uma visão muito particular do seu rock festivo e dançável, com iguais influências de psicadelismo, tropicalismo e orientalismo.
“A Baía do Tejo pretende assumir um papel cada vez mais interventivo e participante nas comunidades do seus parques empresariais e nos territórios do Arco Ribeirinho Sul, por isso, para além de desenvolver o seu core business, a Baía do Tejo acredita que a colaboração e apoio a instituições de âmbito cultural e desportivo, bem como a sua participação e presença em festas populares nas comunidades onde está inserida, são também um meio de afirmar a empresa como agente ativo e dinamizador das suas comunidades nas mais diversas vertentes”, refere o responsável pelo Baía do Tejo.

Orçamento de 100 mil euros
De acordo com Regina Janeiro, “houve um aumento da procura de empresários locais face ao ano passado, pelo que a comissão tenta assegurar espaços para todos”. A Mostra Empresarial e Institucional está esgotada, fator que faz prever grande sucesso na promoção de negócios no local.
Numa altura em que é obrigatória a sustentabilidade financeira das atividades, Regina Janeiro refere o corte na despesa desde há oito anos, dos 300 mil para cerca de 100 mil em 2012. “Embora sem as contas fechadas, a meta dos 100 mil euros não deve ser ultrapassada”.
Veja AQUI o  programa das Festas do Barreiro



Agência de Notícias 

Comentários