Festas do Barreiro arrancam a 9 de Agosto

Richie Campbell, Irmãos Catita e Aurea dão música no Barreiro

A Comissão de Festas do Barreiro de 2013, responsável pela organização deste evento, que decorre no Concelho entre 9 e 18 de Agosto, apresentou esta segunda-feira, 5, em Conferência de Imprensa, a programação completa do certame. Richie Campbell, Irmãos Catita e Aurea são os nomes “grandes” dos espectáculos musicais. A Procissão em nome de Nossa Senhora, dia 15 de Agosto, é outro momento alto das festividades barreirense. A Exposição sobre a Rota do Trabalho e da Indústria do Barreiro, presente no recinto da Festa, é mais uma das novidades deste ano.

Festas do Barreiro já foram apresentadas 

Regina Janeiro, Vereadora da Cultura da Câmara do Barreiro, entidade que, simultaneamente, preside a Comissão de Festas, fez ‘as honras da casa’ e disse que, a quatro dias da inauguração, a capacidade da MEI – Mostra Empresarial e Institucional está esgotada, as tasquinhas e o artesanato aumentaram o número de participantes e, se assim o desejarem, os comerciantes da freguesia do Barreiro podem praticar o mesmo horário das Festas de forma a diversificar a oferta aos visitantes.
A ideia de que as Festas do Barreiro são um todo e não o mero somatório das partes foi outro dos aspetos valorizados pela presidente da Comissão, Regina Janeiro. “Mais do que receber, qualquer destas entidades está a dar. A dar do seu tempo, a dar da sua disponibilidade”.
O recinto no qual as Festas têm habitualmente lugar, Praça Bento de Jesus Caraça e zonas adjacentes, tem, atualmente, obra feita. “O terreno está requalificado e aproxima grandemente a cidade do Rio. Este ano e como mais-valia, as Festas vão permitir a todos os visitantes o contacto e o conhecimento das obras que ali foram ou estão a ser feitas”, disse Regina Janeiro.
A grande preocupação com a redução de custos permite dizer, embora sem as contas fechadas, que, “à semelhança do ano anterior, não devemos ultrapassar os 100 mil euros”.

O cartaz cultural com muita música e exposições
Em relação ao Cartaz dos palcos, a presidente da Comissão de Festas do Barreiro 2013 valorizou a diversidade da oferta cultural que procura dar resposta a diferentes públicos e chamou a atenção para o facto de, uma vez mais, existirem os palcos da MEI, das Tasquinhas, da Juventude e o palco das Marés.
Richie Campbell, Irmãos Catita e Aurea, um dos melhores cantores de reggae e soul do país, abre a Festa a 9 de Agosto. Uma noite depois há Irmãos Catita e os Vira Lata. Os Dapunksportif atuam a 12 de Agosto. A banda de Tributo aos Be Gees toca a 13 de Agosto e um dia depois há José Manuel Barreto e Teresa Tapadas para ouvir no principal palco da festa do Barreiro. Aurea, uma das melhores cantoras portuguesa, encerra a festa a 18 de Agosto.
Regina Janeiro aponta ainda como traves mestras das Festas as exposições patentes no recinto da MEI (Exposição sobre a candidatura REPARA) e no recinto das Festas (Exposição sobre a Rota do Trabalho e da Indústria do Barreiro).
A responsável pela Festa fez saber que, no primeiro caso – REPARA – as Festas serão palco para, no dia 12 Agosto, pelas 18h30, ‘Reparar no REPARA’ – uma reunião com a população sobre a candidatura REPARA – Regeneração Programada da Área Ribeirinha de Alburrica, com a presença do Presidente da Câmara do Barreiro. Em relação à exposição que dá o mote às Festas, o tema Rota do Trabalho e da Indústria do Barreiro terá destaque acrescido através de um espetáculo de dança, pelas 22 horas de 11 de Agosto, no Palco das Marés, e através de um programa de visitas.

Forte actividade religiosa
Presente na Conferência de Imprensa esteve, também, o Reitor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. De acordo com o Padre António Estêvão, todo o ser humano é religioso e passa pela realidade da oração, ainda que possa professar a sua devoção de diferentes formas”, as “Festas religiosas existirão sempre”. Este ano, a programação abre, em simultâneo com a programação não religiosa e fecha depois dela, a 19 de Agosto. “Vamos servir esta cidade, os seus habitantes e os seus visitantes com a oração e com a riqueza da nossa fé”, disse o Reitor.
Com várias iniciativas religiosas espalhadas pelos dias da Festa, a maior será a procissão de Nossa Senhora no dia 15 de Agosto, às 18 horas.

Ato de combate e afirmação
“Temos direito à alegria, ao convívio e à diversão”, disse Carlos Humberto, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro. De acordo com o Autarca, as Festas são momentos “onde se (re)ganham forças e entusiasmo e onde podemos recarregar baterias”.
E num momento de crise no país, na região e no concelho do Barreiro, “as Festas são construídas numa perspetiva de combate. Realizar as Festas do Barreiro é um ato de combate e de afirmação”, diz o presidente.
Veja AQUI o  programa das Festas do Barreiro


Agência de Notícias 

Comentários