Fragata 'Álvares Cabral' chegou ontem a Almada

Emoção e lágrimas no Alfeite

Ao fim de cinco meses em missão de combate à pirataria no oceano Índico, na Somália, a fragata Álvares Cabral e a sua guarnição de 187 militares chegaram ontem ao Alfeite, ao som da música da banda da Armada.

Reencontros emocionados na chegada a Portugal 


À chegada à base naval do Alfeite, em Almada, os corações já estavam acelerados e as lágrimas já corriam nos rostos da maior parte dos 187 militares da Marinha Portuguesa, que durante cinco meses cumpriram missão na Somália, cujo objetivo foi combater a pirataria no mar.
À 'boleia' desde Pedrouços seguiam também a bordo a secretária de Estado Adjunta e da Defesa, Berta Cabral, o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, general Luís Araújo, e o chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Saldanha Lopes, numa presença simbólica que serviu para assinalar o "prestígio e orgulho" de Portugal no cumprimento de mais uma missão internacional.
A fragata da Marinha Portuguesa liderou desde o início de Abril a Operação Atalanta, que pretende assegurar a protecção dos navios do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas e, simultaneamente, combater a pirataria no Mar Vermelho, Golfo de Áden, Golfo de Omã e em toda a Bacia da Somália, incluindo a parte norte do Canal de Moçambique.
"Temos de continuar a cumprir estas missões internacionais", defendeu a secretária de Estado da Defesa, em declarações aos jornalistas a bordo da fragata Álvares Cabral, pouco antes do navio ter atracado na base do Alfeite.
Sem se comprometer com o prolongamento da participação de Portugal na Operação Atlanta, Berta Cabral disse apenas que o país "continuará a desempenhar as suas funções e ponderará certamente do ponto de vista operacional o futuro desta operação".
Questionada se existe verba para esse prolongamento, a secretária de Estado adiantou apenas que a verba prevista no próximo Orçamento para as forças nacionais destacadas "está ao mesmo nível dos anos anteriores".

Missão cumprida na totalidade
Governo acompanhou de perto chegada da Fragata a Almada 
O êxito da missão foi igualmente destacado pelo comandante Jorge Novo Palma, o oficial português que comandou a missão da EU NAVFOR (força naval da União Europeia) no terreno, que sublinhou a inexistência de qualquer ataque de piratas nos cinco meses que durou a missão.
O comandante confessou, contudo, que inicialmente esta foi uma missão encarada com "incerteza", um sentimento que se combateu com "planeamento e com uma observação muito rigorosa da situação no terreno".
"Mantivemos uma pressão constante e garantimos a escolta dos navios do programa alimentar mundial garantindo a chegada de 21 mil toneladas de alimentos à Somália", acrescentou.
Além das condições muito duras do clima, com alturas em que o termómetro chegou aos 50 graus, as saudades foram outra das grandes adversidades sentidas pelos militares que partiram de Portugal a 21 de Março.

O reencontro familiar
Famílias reencontram-se 


Porém, para o chefe de serviços de comunicações, Bruno Cortes Banha, as saudades desta vez foram sentidas de forma particularmente dura, pois ao fim de um mês de sair de Portugal nasceu o seu segundo filho, o Henrique.
A notícia foi recebida pela internet, com um misto de "ansiedade e felicidade".
Ao final da manhã de ontem, depois da fragata Álvares Cabral ter atracado na base do Alfeite, Bruno Cortes Banha conseguiu finalmente conhecer o filho "ao vivo e a cores", que o esperava ao colo da mãe.
"Quando o conheci ele já era marinheiro, por isso tenho de aguentar estas coisas", disse Carla Banha, sorridente.







Agência de Notícias 

Comentários