Setúbal debate futuro dos Golfinhos


Os maiores especialistas do mundo em Golfinhos estão em Setúbal 

A presidente da Câmara de Setúbal sublinhou, ontem na Conferência Internacional da Sociedade Europeia de Cetáceos, que este é um evento importante no debate de problemas análogos entre baías com populações de golfinhos. 

Golfinhos são das principais atracções turísticas de Setúbal  

“Estão aqui reunidos os maiores especialistas nestas matérias, no que constitui excelente oportunidade para abordar questões comuns a várias zonas com baías semelhantes à nossa”, frisou Maria das Dores Meira na abertura dos trabalhos, no Fórum Municipal Luísa Todi. 
Para a autarca, a 27.ª conferência anual da sociedade europeia, “a realizar-se em Portugal, apenas poderia acontecer em Setúbal”, concelho onde existe uma das três únicas comunidades de golfinhos sedentários na Europa. 

A conferência internacional, com início no sábado, decorre até quarta-feira em vários locais de Setúbal, contando com o envolvimento de cerca de 500 profissionais e estudantes de todo o mundo. 
No decurso dos trabalhos do evento, subordinado aos estudos interdisciplinares sobre mamíferos marinhos, são abordadas questões relacionadas com a conservação das populações de cetáceos, assim como para o estudo e proteção dessas comunidades costeiras existentes em Portugal, nomeadamente a de golfinhos-roazes residente no Estuário do Sado. 
Maria das Dores Meira realçou que existe “o enorme dever de continuar a trabalhar para melhorar o espaço que serve de casa” aos golfinhos do rio Sado. 
A autarca salientou que a “preservação do habitat destes generosos animais no Estuário do Sado, assim como em qualquer outro lugar, é uma tarefa de todos”. 

A implementação de práticas que assegurem a preservação ambiental, mas também “a sensibilização dos mais jovens para começarem, desde cedo, a respeitar a natureza que os rodeia e acolhe” são algumas das políticas que Maria das Dores Meira assegurou estarem a ser implementadas em Setúbal, mediante “os meios que estão ao alcance” da Câmara de Setúbal.
O encontro internacional é organizado em parceria pela Associação Para as Ciências do Mar, a Escola de Mar e a Reserva Natural do Estuário do Sado, em que a Câmara Municipal de Setúbal assume o papel de principal patrocinador. 
Embora a maioria das iniciativas previstas no programa sejam destinadas a profissionais e académicos da área ambiental, realizou-se ontem à noite, no Fórum Luísa Todi, uma palestra aberta à população em geral, de entrada livre, dinamizada pelo diretor do Museu da Baleia da Madeira, Luís Freitas, na qual foram abordados processos de investigação, conservação e divulgação sobre cetáceos. 
Hoje, no mesmo horário e local, realiza-se uma outra ação destinada a todo o público interessado, com a exibição de um vídeo em inglês.

Agência de Notícias 

Comentários