Moita recebe Meia Maratona Ribeirinha


O concelho tem condições excelentes para prática de Atletismo

O atleta Alberto Chaiça vai ser o padrinho da 15ª Meia Maratona Ribeirinha, o maior evento desportivo do concelho da Moita. O atleta olímpico vai dar o tiro de partida da prova que decorre no dia 14 de Outubro, às 10:30h, na Marginal da Moita. Rui Garcia, vice presidente da Câmara com o pelouro do desporto, entende que as caraterísticas topográficas do concelho, com pouca altimetria, sugere a prática de atletismo, e admite que “os mais jovens devem ser aliciados para a prática desportiva”, combatendo assim a inércia e sedentariedade.


Meia Maratona da Moita acontece no próximo domingo  

“Todos os dias podem-se ver centenas de pessoas a usufruir da ciclovia e passeio entre o cais da Moita e Gaio-Rosário para fazer desporto”, sublinha Rui Garcia, que revela altas expetativas para a meia e mini maratona. Relativamente a outras provas de meia distância com maior relevo mediático, como é o caso das meias maratonas realizadas nas pontes sobre o rio Tejo, o vice presidente da câmara municipal entende que estão em causa “realidades distintas comparáveis ao financiamento em causa”.
O investimento municipal para a realização da prova situa-se nos 25 mil euros, verba canalizada para as necessidades exigidas, desde a segurança dos participantes à disponibilização dos chips e brindes para os atletas. As inscrições estão abertas no site da maratona, embora limitadas a 800 atletas para a meia maratona e a mil para a mini. Até ao dia 12 de Outubro, o preço é de cinco euros para a meia maratona e de quatro euros para a Mini Maratona. A partir do dia 13, as inscrições passam para dez e seis euros, para a 15ª Meia Maratona Ribeirinha para a 12ª Mini Maratona, respetivamente.

António Chaíca, o padrinho da prova
O padrinho da prova é o referenciado atleta português Alberto Chaíça, que dá o tiro de partida às 10h30 do domingo e surge para “dar mais fulgor aos participantes, principalmente aos mais jovens, que podem ver que o atletismo não é apenas um passatempo mas um estilo de vida”. A presença de alguns atletas africanos na meia maratona é confirmada por Rui Garcia, apesar de não poder adiantar, até ao momento, nomes sonantes da prática da modalidade.
A Meia Maratona Ribeirinha da Moita está inscrita no calendário desportivo nacional, “mérito que não pode ser perdido devido à atual conjuntura financeira”, prossegue o vice presidente da autarquia. Os prémios para atletas situam-se nos 300 euros para os vencedores na geral masculina e feminina, 200 euros na vertente sénior, e de 175 euros a 75 euros para as classes veteranas. Todos os participantes têm direito a brinde, representados por uma t-shirt técnica, medalha, saco de nylon e diploma para os atletas da meia maratona e t-shirt, diploma e um vale de entrada na piscina de Alhos Vedros para os participantes da mini maratona.

Agência de Notícias 

Comentários