Dunas de Tróia em risco


“Os Verdes” querem esclarecimentos sobre eventual destruição de dunas

O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República um requerimento a questionar o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, sobre a eventual destruição de dunas em Tróia, para criação de um novo acesso à praia.

"Os Verdes" preocupados com acessos às praias de Tróia 

Segundo algumas informações que chegaram ao Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes”, o Grupo Sonae, detentor da Soltróia, a Associação de Moradores da zona urbanizada de Soltróia, denominada de Aprosol e a Câmara de Grândola estão em conversações para tornar a zona urbanizada da Soltróia num condomínio de acesso e uso privado.
Para “Os Verdes”, a concretizar-se esta “privatização do espaço público, os cidadãos ficam sem acesso à praia atlântica”. Para resolver o acesso à praia atlântica está a ser planeado, pelas entidades acima referidas, “uma solução que prevê a criação de um novo acesso, para veículos e pessoas, pela zona de dunas, zona essa protegida”.
“Se esta pretensão se tornar realidade estamos perante um atentado a um ecossistema complexo e sensível, que é o cordão de dunas primárias, que alberga uma fauna e uma flora que tem que ser preservada” salientam os ecologistas.
“Os Verdes” querem saber se o Governo tem conhecimento da pretensão destas três entidades e que acompanhamento está a ser feito pelo executivo relativamente a este assunto.


Agência de Notícias 

Comentários