ARIFA lança Baleia Amarela na Amora


Creche na Amora cria trinta postos de emprego

A Associação de Reformados e Idosos da Freguesia da Amora (ARIFA), no concelho do Seixal, vai contratar trinta profissionais de educação de infância para a nova creche Baleia Amarela. “Na instituição de ensino pré escolar vão ser integrados educadores de infância, auxiliares e técnicos de educação até aos 27 anos de idade, vindos de todo o país”, explica Fernando Sousa, presidente da ARIFA. A primeira pedra da obra foi lançada na passada sexta-feira.

ARIFA constrói cresce na Amora, no Seixal 

O responsável da ARIFA pretende que “o quadro da creche seja jovem e que sejam integradas pessoas dinâmicas e com ideias novas que possam favorecer a unidade”. O processo de seleção dos candidatos será feito com base na oferta disponível no Centro de Emprego do Seixal. Para o presidente da Junta de Freguesia da Amora, Manuel Ferreira Araújo, “a ARIFA é o segundo principal empregador do concelho”, além de “potenciar novos serviços e equipamentos importantes para a Amora”.
A creche Baleia Amarela prevê o acolhimento de 66 crianças no novo espaço, disponibilizando serviços educativos do primeiro berçário ao jardim-de-infância. “A Baleia Amarela será uma creche social que funcionará através de um protocolo com a Segurança Social e que poderá ajudar cerca de 60 famílias”, acrescenta Fernando Sousa.

Projeto virado a quem mais precisa
O projeto é dirigido a famílias carenciadas e a “muitas crianças que se encontram diariamente fora do cuidado dos pais porque estes têm de trabalhar”, reforça Fernando Sousa. O presidente da ARIFA refere que esta não é só uma preocupação da Quinta da Princesa, área onde se inserem as instalações da instituição, “mas também das áreas circundantes que revelam o mesmo tipo de problemas”.
A associação tem planeada a construção de um outro espaço, após a inauguração da creche que pretende integrar pessoas com deficiências. Fernando Sousa adianta que a ideia encontra-se em fase de anteprojeto, “à espera da aprovação do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES)”. Em três anos, a associação criou três projetos, sendo que este ano a Unidade de Cuidados Continuados Integrados completa o primeiro aniversário.

Projeto intergeracional
Após a construção da creche, a ARIFA pretende desenvolver atividades entre os vários serviços disponíveis na associação. “É muito importante que crianças e idosos convivam na sociedade”, sublinha Fernando Sousa. A instituição tem promovido a interação entre diferentes faixas etárias através da iniciativa “Avó/avô conta-me um história”, em que os moradores do lar têm a oportunidade de contactar com crianças de várias idades.
A construção da creche Baleia Amarela ronda os 900 mil euros e ainda não tem data prevista de conclusão. O projeto conta o apoio da junta de freguesia da Amora e da Segurança Social, e com o financiamento por parte da Câmara do Seixal e do programa PARES, que terá aprovado a proposta em 2009.

Agência de Notícias 

Comentários