“Cápsula do Tempo” é apresentada aos alunos do 1º ciclo
E se crianças com seis anos guardassem informações, fotografias, desenhos, ou seja, pequenos ‘tesouros’ dentro de uma “Cápsula” e, decorridos vários anos, os voltassem a ver? Este é o desafio feito pela Câmara do Barreiro aos alunos do 1º ciclo de várias escolas do Concelho. A 15 de Outubro, foi o primeiro dia do novo ateliê “Cápsula do Tempo”, dirigido por Fernando Mota e Vanda Sereno, técnicos do Arquivo Municipal, na Escola Básica do 1º Ciclo/JI de Santo António, na Cidade Sol.
Alunos do Barreiro deixam coisas na Cápsula do Tempo |
Os alunos de duas turmas do 1º ano conheceram a “Cápsula do Tempo”.
No 1º A, os técnicos começaram por lhes apresentar uma pequena caixa “cápsula” que pertencia a José António Marques e foi doada ao Arquivo Municipal. Esta continha material do século passado: fotos antigas e um pequeno diário que hoje podem ser reveladas. Chegou a vez dos alunos terem a sua própria “Cápsula”. Foi-lhes dado um pequeno livro que passará a ter as informações pessoais de cada aluno. Pretende-se que, no 4º ano, a turma visite o Arquivo Municipal e reabra a sua “Cápsula”.
Começaram por preencher a identificação (nome, data de nascimento, altura, turma, escola), para além do primeiro dia de aulas e nome da professora.
De seguida pintaram a palma da mão com guache preto e decalcaram-na nos respetivos livros. No espaço da “minha turma” será colada a fotografia de grupo tirada hoje no pátio da escola. A recordação do primeiro dia de aulas fica registada através de desenho.
A meio do ano… a caixa é aberta
A meio do ano letivo, os técnicos voltam às turmas e ajudam os alunos a concluir o preenchimento das rúbricas “A Minha Família”, “Animais Favoritos” e informação sobre o que gostam mais – brinquedo, jogo, desporto, cor, amigo (a), prato –, até que número sabem contar, o que mais gostam e o que não gostam de fazer na escola.
Existe, ainda, um espaço para ser preenchido pela família e pela professora na rúbrica “O que esperas para mim daqui a 3 anos”. Por último, os alunos vão revelar “Quando for Crescido quero ser…” e num envelope vão colar ou guardar o maior segredo/desejo.
Este ateliê será, também, desenvolvido nas escolas EB1 Telha Nova 1, EB/JI (nº 7), EB D. Luis Mendonça Furtado, EB1 Quinta Nova da Telha, EB1 Vila Chã e EB1 nº 6.
De salientar que este ateliê faz parte de um conjunto de “ações Dentro-de-Portas” (as que se desenvolvem dentro do espaço da escola) desenvolvidas pela Câmara do Barreiro através do Serviço Educativo Municipal. Ao longo do ano letivo, são desenvolvidas as mais variadas atividades culturais e educativas para o público escolar, numa perspetiva de aprendizagem não formal, construtiva e crítica.
A programação foi elaborada mediante o Projeto Educativo Municipal “Eu Sou! Nós Somos!” subordinado ao tema da cidadania.
As atividades são divididas em dois blocos: Dentro-de-Portas e Fora-de-Portas (as que decorrem fora do espaço da escola).
AÇÕES DENTRO-DE-PORTAS
- A arte do papel marmoreado
- A arte na tua mão
- Bem-Vindo ao mundo da dança
- Brasões do Concelho
- Breve História do Barreiro
- Cápsula do Tempo
- Carnaval - A sua e a nossa história
- “Claro que é Miró!”
- Concurso de Fotografia Augusto Cabrita
- Construção de instrumentos musicais
- E foi assim que aconteceu … | O Encontro | A Lebre e a Tartaruga| O Lenhador e o Mercúrio
- Einstein
- Enfeites de Natal
- Escrita com pena – “SCRIPTORIUM MEDIEVAL”
- Etiquetas e boas maneiras – Vamos a um espetáculo
- Fotografia como documento – GENEALOGIA
- Isto não é uma panela
- Marie Curie
- O Que Eu Sou… Só Eu o Sei
- Plano de Desenvolvimento de Xadrez
- Salamaleque – Uma história das arábias
- Vamos Aprender com o Arquivo
- Vamos fazer uma folha de papel
- Viagens na minha terra
AÇÕES FORA-DE-PORTAS
- A minha primeira carta de condução
- Artistas de Palmo e Meio
- Bairros Operários e Conjuntos Habitacionais
- Barreiro Antigo | visita jogo
- Barreiro Antigo | visita orientada
- Breve História do Barreiro para docentes
- Campo Arqueológico da Mata Nacional da Machada | Forno Cerâmico
- Carnaval das Escolas
- Cianotipia – Primórdios da revelação fotográfica
- Exposições de trabalhos efetuados nas escolas
- Hora do conto
- O Barreiro e a Expansão
- O Museu Industrial
- Os Saxofones pedagógicos
- Reservas Museológicas
- Rota da República
- Rota da Resistência
- Rota do Trabalho e da Indústria do Barreiro
- Visitas à Biblioteca Municipal do Barreiro
Agência de Notícias
Comentários
Enviar um comentário