Setúbal comemora feriado municipal


Dia de Bocage e da reabertura do Fórum Luísa Todi

Uma sessão solene evocativa, a condecoração de personalidades e entidades do concelho de Setúbal com a medalha de honra da cidade, e a reabertura do Fórum Municipal, são os destaques das comemorações do Dia de Bocage e da Cidade marcadas para hoje, feriado municipal.´

Hoje é feriado municipal em Setúbal

O programa comemorativo do Dia da Cidade de Setúbal começa esta manhã às 9 horas com as cerimónias do hastear da bandeira e a deposição de flores na estátua do poeta, na praça de Bocage. Meia hora depois, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realiza-se uma sessão solene evocativa, com homenagem aos funcionários municipais aposentados e condecoração de personalidades e entidades do concelho com a medalha de honra da cidade.
Este ano, os homenageados com a Medalha de Honra da Cidade serão: na área “Actividades Culturais”, o actor Fernando Luís; o professor e artista plástico António Galrinho; o professor e investigador João Reis Ribeiro e, a título póstumo, o músico Ariovisto José Valério e o padre diocesano Manuel Frango de Sousa. Na classe “Desporto”, a lista de homenageados contempla o árbitro de futebol João Ferreira e o professor e treinador de natação Pedro Vale.
Em “Ciência e Tecnologia” as distinções recaem nos agrupamentos verticais de escolas Luísa Todi e Ordem de Sant’Iago, na Fundação Escola Profissional de Setúbal e no Instituto Politécnico de Setúbal.
O empresário João Maria da Silva Lopes, conhecido localmente por “João Belezas”, é homenageado, postumamente, com a Medalha de Honra da Cidade na classe “Comércio”.
Em “Associativismo e Sindicalismo” as distinções são atribuídas à Associação de Paraquedistas de Setúbal, à Associação José Afonso e ao Centro Jovem Tabor. Também Duarte Caldeira é condecorado com a medalha honorífica pelas missões que tem desempenhado no âmbito da protecção civil.
A sessão inclui leitura de poemas de Bocage, pelo Teatro Animação de Setúbal, e actuação das tunas dos agrupamentos de escolas Luísa Todi e Ordem de Sant’Iago.
À tarde destaque para o concerto pela Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense, no coreto da Avenida Luísa Todi, às 16 horas e o evento multicultural do HumbleJungle “EcoBeats 2012”, no Parque Urbano de Albarquel, a partir das 17 horas.
A cerimónia de entrega de prémios do XIV Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, promovido pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, apoiado da Câmara de Setúbal, realiza-se às 18 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Fórum Municipal Luísa Todi reabre esta noite
Luísa Todi renovada abre portas esta noite

Às 21.30 horas, terá lugar a cerimónia de reabertura do Fórum Municipal Luísa Todi, que conta com um recital pela soprano Elisabete Matos, acompanhada pelo o pianista Nuno Vieira de Almeida. O evento conta ainda com momentos de animação de rua pelo Teatro do Elefante e actuações musicais da Jazz Class Dámsom antes e após o recital da cantora lírica.
No domingo, o Fórum Municipal Luísa Todi está de portas abertas à população, às 11 e às 15 horas, para visitas guiadas às instalações, podendo conhecer as principais novidades do moderno equipamento, como a renovada sala de espectáculos, a intervenção escultórica alusiva à diva setubalense Luísa Todi ou o espaço polivalente, no topo do edifício.
Também no domingo, numa sessão gratuita com início às 21.30 horas, é exibido o filme finlandês “O Vingador”, de Olii Saarela, para maiores de 12 anos, obra cinematográfica cedida e integrada na programação do 28.º Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal, a realizar entre 21 e 30 de Setembro, no renovado “Luísa Todi”.
Hoje, na véspera da reabertura oficial, a autarquia oferece aos funcionários municipais a projecção do filme “Os Dez Mandamentos”, película exibida na estreia, em 1960, da sala de espectáculos, após a construção do edifício.

Agência de Notícias 

Comentários