Festas da Atalaia prometem muita animação

Uma tradição com mais de 500 anos

 

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, no Montijo, regressam no próximo fim de semana, de 23 a 26 de Agosto. O ponto alto da festividade é a procissão em honra da padroeira, no dia 25 de Agosto (domingo) às 18h30. Bélito Campos, Núbia Veloso e Chave d' Ouro são as grandes atrações musicais. A festa, conhecida por Festa Grande, tem uma forte componente religiosa devido aos vários círios que acorrem à localidade da Atalaia para demonstrarem a sua fé à santa padroeira.

Círio da Carregueira, no Pinhal Novo,  é um dos cinco presentes na festa
As tradicionais festas em honra de Nossa Senhora da Atalaia começam na tarde de sexta-feira e prolongam-se até dia 26 de Agosto com um programa bastante diversificado e “muita variedade”, como ranchos folclóricos e música popular, esperam atrair “multidões”, sendo o ponto alto a procissão, no domingo. “A população vive muito a festa, que se realiza na capela, com mais de quinhentos anos” e que leva à Atalaia círios da Carregueira e  Olhos de Água [Pinhal Novo], tal como os círios da Quinta do Anjo, (Palmela), Azoia (Sesimbra) e Novo (Jardia, Montijo). Todos eles com animação cultural e muitas readições distintas. 
“A atual conjuntura económica e o facto de as festas serem mais cedo do que o normal pode influenciar o número de visitantes, mas a comissão de festas espera que muitas pessoas visitem a Atalaia”, diz fonte da organização das Festas. Esta festa, que já é uma tradição com mais de quinhentos anos, terá um “orçamento limitado, porque a comissão deixou de receber alguns subsídios devido à crise” e, no futuro, está dependente do facto “da junta de freguesia se extinguir, ou não”, acrescenta a mesma fonte. 
As festas da Atalaia, começam esta sexta-feira e só encerram a 26 de Agosto, levam “círios que veneram nossa Senhora da Atalaia” e "espetáculos de música popular, bailes, largadas de touros, um festival de folclore com grupos provenientes de várias regiões do país fazem parte do programa das festas". A grande atração musical deste ano é o grupo Chave d’Ouro que atuará no dia 26 de Agosto. No entanto,  no primeiro dia de festa chega para cantar Bélito Campos e no domingo, dia grande da festa, atua Núbia Veloso.
Pelo meio [no Sábado] há o Festival de folclore que junta cinco ranchos. A saber: Rancho Folclórico Juventude Atalaiense - Atalaia; Rancho Folclórico de Paderne – Faro; Grupo Teatral e Folclórico da Morgadinha -Charneca da Caparica; Grupo Etnográfico Samora Passado – Samora Correia e Rancho Folclórico Regional do Lavradio – Barreiro.

Círios chegam de sexta a domingo 
Cinco círios, da Quinta do Anjo, que chega no primeiro dia da festa em procissão, no sábado entra na aldeia o círio da Azoia em romaria e no domingo ao almoço chegam os círios da Carregueira, Olhos de Água o Círio Novo da Jardia, que honram nossa senhora da Atalaia durante os quatro dias de festa, que termina com a procissão colectiva no domingo.
O cartaz das festas da Atalaia será composto por música, chegada dos círios, nos dias 23, 24 e 25, eucaristia no santuário, sábado, dia 24, reza do terço, desfile dos ranchos que participaram no Festival Internacional de Folclore. Ainda no sábado há charanga pelas ruas da freguesia da Tertúlia dos "Mansos Vadios". A lavagem do rosto na Fonte da Senhora, no domingo e segunda-feira, é outra das principais tradições desta festa tal como os bailaricos populares que acontecem nas sedes dos cinco círios presentes.  Esta é uma festa que “reúne população do concelhos de Palmela, Montijo e Sesimbra” e que se espera “atrair pessoas de fora destes concelhos”, explica a organização.

Tradição remonta a 1507 
A Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia é uma romaria popular que remonta a 1507, aquando da promessa então feita pelos funcionários da Alfândega de Lisboa, que devido à peste constituíram um círio, tornando-se pioneiros desta peregrinação, generalizando o culto à Nossa Senhora de Atalaia.
Durante as Festas em Honra de Nossa Senhora da Atalaia pode, também, aproveitar para conhecer o Museu Agrícola da Atalaia que estará aberto das 16  às 23 horas, ininterruptamente.
Para conhecer o Programa das Festas de Nossa Senhora da Atalaia 2013, clique AQUI.


Agência de Notícias 

Comentários