Meio milhão renova imagem de 65 estabelecimentos de restauração


Setúbal ganha nova imagem 

Um investimento de mais de 500 mil euros contemplou a renovação de 65 estabelecimentos de restauração situados na frente ribeirinha, avenida Luísa Todi, Fontainhas e Fonte Nova, em Setúbal.

Autarquia de Setúbal quer restaurantes modernizados 

A remodelação integral de esplanadas e o ordenamento dos fogareiros, incluindo a instalação de um uso colectivo na Fonte Nova permitiram melhorar as condições de trabalho e de utilização de estabelecimentos de restauração e bebidas em Setúbal.
Para a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira “este é um marco fundamental do caminho que iniciámos de requalificação da zona ribeirinha”. Tal afirmação foi feita na quinta-feira à tarde, na Casa da Baía, na cerimónia de conclusão da acção “Remodelação do Mobiliário Urbano dos Estabelecimentos de Restauração e Bebidas”, constituída por diversas medidas de valorização da imagem urbana e de fomento da actividade turística, que representou um investimento superior a meio milhão de euros, ao abrigo do PIVZRS – Programa Integrado de Valorização da Zona Ribeirinha de Setúbal, contemplando a renovação de 65 estabelecimentos de restauração situados na frente ribeirinha, avenida Luísa Todi, Fontainhas e Fonte Nova.
O projecto incrementado desde 2008, contemplou a criação de novas esplanadas, fechadas em vidro, com fogareiros e materiais de apoio integrados no interior, em meia centena de estabelecimentos, e a renovação de espaços ao ar livre, com a renovação de mesas, cadeiras e sombrinhas, agora totalmente uniformizados, em 15 locais.

Turismo vai ganhar
De acordo com Maria das Dores Meira, o “investimento qualificador da hotelaria da cidade” permitiu “resolver o problema da ocupação desordenada da via pública com esplanadas, fogareiros, vitrinas e equipamentos de apoio à actividade e sem a exigível qualidade”.
“Atenta às dificuldades financeiras de muitos empresários e ao peso do investimento necessário para avançar decididamente para esta requalificação, a Câmara Municipal de Setúbal decidiu isentar estes estabelecimentos do pagamento das taxas de ocupação da via pública entre Janeiro de 2009 e o final de 2011”, realçou Maria das Dores Meira.
Outra das operações realizadas no âmbito desta intervenção consistiu na criação de um fogareiro de uso colectivo na Fonte Nova, localizado na praça Machado Santos, uma solução inovadora, equipamento partilhado pelos estabelecimentos existentes no local.
O novo espaço de confecção de peixe assado está equipado com vitrinas de exposição alimentar, área de preparação do pescado e fogareiros dotados de um sistema de filtragem que retém gorduras e cheiros, libertando as fachadas dos edifícios dos obsoletos e inestéticos fogareiros e tubagens.
“Requalificámos, profundamente, a imagem desta malha urbana central da cidade e qualificámos também a nossa oferta turística”, sublinhou a presidente da autarquia, reforçando que esta é uma iniciativa “geradora de mais e melhor riqueza para o concelho”.

Esplanadas gratuitas
Novas esplanadas crescem pela cidade 

Por sua vez, o vice-presidente da AHRESP, Júlio Fernandes, sublinhou a importância desta acção “para o desenvolvimento da economia local”, reforçando que os estabelecimentos de restauração e bebidas “estão agora mais dotados para sobreviver à conjuntura desfavorável que assola o país”.
O director de comunicação e relações institucionais da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, Nuno Pinto Magalhães, destacou a instalação de sete centenas de conjuntos de esplanada, colocadas pela entidade que representa sem quaisquer custos para os proprietários, classificando este investimento (23 por cento do montante global da intervenção) uma “intervenção estratégica para o desenvolvimento de Setúbal”.

Agência de Notícias

Comentários