Dia Internacional das Crianças Desaparecidas


Em memória de Etan Patz...

Mais de três mil casos de crianças desaparecidas foram reportados em 2011 ao número europeu 116 000, disponível em 16 países da Europa, incluindo Portugal, segundo a federação europeia "Missing Children Europe".

Mãe de Rui Pedro não desiste até saber o que aconteceu ao menino 

A Federação Europeia das Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente congrega 28 organizações não-governamentais (ONG) ativas em 19 Estados-Membros da União Europeia (UE), entre os quais Portugal, através do Instituto de Apoio à Criança (IAC).
No Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, que se assinala hoje, a Missing Children Europe lança uma nova campanha, através de um vídeo traduzido e partilhado à mesma hora (em Portugal às 09:00) nos 16 países onde atualmente o número europeu está operacional, com o objetivo de potenciar a sua divulgação junto dos cidadãos.
Em Portugal, a iniciativa decorrerá durante a VI Conferência "Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente", promovida pelo IAC e que onde será debatida a Nova Diretiva Europeia, publicada em dezembro, que pretende que em todos os Países-Membros da UE sejam punidas as "novas formas de abuso".
O 116 000, criado por decisão da Comissão Europeia, é um número gratuito que está operacional 24 horas por dia na maioria dos países que já o ativaram. As chamadas são respondidas localmente por profissionais especializados que trabalham com organizações não-governamentais e que foram acreditados pela autoridade nacional responsável pela atribuição do número.
Portugal foi um dos primeiros países a ter operacional o número de alerta para casos de desaparecimentos de crianças através do Instituto de Apoio à Criança, a quem o Ministério da Administração Interna concedeu a responsabilidade de gestão da linha.


Etan Patz, o menino que inspirou Dia Internacional das Crianças Desaparecidas
Assassino de Etan Patz foi hoje preso, 33 anos depois  

O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas começou a ser celebrado depois do desaparecimento em Nova Iorque. A 25 de Maio de 1979, Etan tinha então seis anos quando desapareceu. Nos anos que se seguiram, várias organizações começaram a assinalar esta data até que, em 1983, o presidente dos EUA declarou 25 de Maio como o dia dedicado às crianças desaparecidas.
O assassino confesso de  Etan Patz, desaparecido há mais de 30 anos em Nova York, foi hospitalizado antes de sua aguardada apresentação à justiça americana pela primeira vez nesta sexta-feira, data do desaparecimento do menino em 1979.
Pedro Hernández, um porto-riquenho de 51 anos, estava sob vigilância permanente pelo medo de que ele se suicidasse, segundo a imprensa nova-iorquina.
Entretanto, uma porta-voz da polícia de Nova York, a detetive Gina Sarubbi, afirmou que o réu foi levado ao hospital Bellevue, em Manhattan, devido a um problema de saúde anterior à sua prisão.
Na terça-feira, o chefe da polícia da cidade, Ray Kelly, anunciou que Hernández confessou ter estrangulado Etan no porão de um mercado de Manhattan, perto da paragem de autocarro com a promessa de um refrigerante.
Depois de asfixiar a criança, Hernández embrulhou o corpo em um saco plástico e o colocou no lixo, de acordo com a polícia nova iorquina. "Os restos do menino nunca serão recuperados", acrescentou.
Patz foi declarado morto em 2001 e, ainda que ninguém tenha sido formalmente culpado por sua desaparição, sua família ganhou em 2004 um processo civil de dois milhões de dólares contra José Antonio Ramos, noivo da ama de Patz, atualmente preso por pedofilia.
Em abril, depois de anos de silêncio, a polícia e o FBI reabriram a investigação gerando bastante inquietação ao realizar uma escavação no porão da esquina da rua onde ainda vivem os pais de Etan.
Nada foi encontrado. Contudo, foi após esse episódio que a polícia recebeu a pista que os levou ao assassino.
Hernández é o terceiro homem identificado como suspeito no caso, mas o primeiro a ser acusado.

Europa comemora o dia desde 2002
Na Europa, este dia foi assinalado pela primeira vez em 2002 pela Child Focus, uma organização não-governamental belga, com o apoio da rainha da Bélgica. Em 2003, as iniciativas para assinalar a data alargaram-se a França, Holanda, Reino Unido (onde se dedica todo o mês de Maio à problemática dos desaparecidos), República Checa, Polónia e Alemanha.
Em Portugal, o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas assinala-se desde 2004 por iniciativa do Instituto de Apoio à Criança.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários