Almada recebe dia da Marinha


Marinha em exercícios no Tejo


Depois de Setúbal, em 2011, a cidade de Almada acolhe este ano as comemorações do Dia da Marinha. Durante toda a corrente semana, diversas e ricas são as actividades a levar a efeito.




Depois de Setúbal, Almada recebe dia da Marinha


Amanhã, domingo, celebra-se mais um aniversário da chegada da Armada de Vasco da Gama a Calecute, na Índia, em 1498, data em que se comemora o Dia da Marinha.
Recorde-se que a capital do Sado acolheu, o ano passado, as cerimónias do Dia da Marinha, igualmente durante uma semana. Na oportunidade, foi anunciado publicamente que será dado o nome de ‘Setúbal’ a um dos novos e futuros navios-patrulha oceânicos, ainda em fase de construção nos estaleiros de Viana do Castelo.
Depois de Setúbal, a cidade de Almada centra então este ano o programa das comemorações, sendo que o programa festivo já teve início no passado sábado. Durante a corrente semana, até domingo, acontecerão diversas actividades de cariz militar, cultural, religioso e desportivo, tendo como ponto marcante a cerimónia militar presidida pelo secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional.
A Marinha e a Câmara Municipal de Almada organizaram conjuntamente o programa festivo. No domingo de manhã (10.30 h.), ponto alto, terá lugar a cerimónia militar, junto à fragata D. Fernando II e Glória, em Cacilhas, presidida por Paulo Lino, secretário de Estado Adjunto e das Defesa.
Aliás, para assinalar o Dia da Marinha o Aquário Vasco da Gama, o Museu da Marinha e o Planetário Calouste Gulbenkian estarão abertos e com entrada livre, no próximo dia 20.

Exposições
Durante toda a corrente semana, o Fórum Municipal Romeu Correia e a Oficina da Cultura, expõem uma mostra das actividades da Marinha e palestras, realizando-se actividades complementares ao ar livre, no parque Comandante Júlio José Ferraz, tais como baptismos de mergulho, torre de escalada.
Baptismo de mar em lanchas de fiscalização rápida e visitas aos navio-escola Sagres e à fragata D. Francisco de Almeida também serão possíveis para o público em geral.


Agência de Notícias 

Comentários