Obvibeja arranca hoje, em Beja


Certame sem medo da crise

Começa hoje a maior feira da agricultura do Alentejo. A 29ª edição da Ovibeja, Organizada pela ACOS – Agricultores do Sul, deve levar ao recinto do Parque de Feiras e Exposições de Beja, mais de 300 mil visitantes até ao primeiro dia de maio. Para ver "todo o Alentejo deste mundo", há quase mil expositores. As entradas custam 6 euros por dia e, de acordo com as contas da organização, podem ser arrecadados 1,8 milhões de receitas. Áurea, a cantora alentejana, abre esta noite os espectáculos musicais. Tony Carreira passa por lá amanhã à noite e, na segunda-feira, a cidade de Beja recebe Bob Sinclair. Passos Coelho e a ministra da Agricultura também estarão por lá na segunda-feira.

Certame arranca hoje e espera 300 mil visitantes 

A organização está confiante e não tem medo da crise. "A crise não tem afetado, nem vai afectar a Ovibeja. Achamos que a afluência de pessoas se irá manter e, chegando a hora, estamos convencidos que quem nos tem visitado continuará a vir ‘marcar o ponto’ à Ovibeja", diz o presidente da comissão organizadora, Manuel Castro e Brito, não escondendo que o tema deste ano visa servir de apelo para que os agricultores produzam mais.
Em simultâneo, para exigir "que o Estado cumpra o que prometeu" e "finalizar o regadio de Alqueva". Um "recado" que deve ser transmitido em discurso direto por Castro e Brito durante a visita que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, farão à feira na segunda-feira. Antes passarão pela Ovibeja o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, e o secretário-geral do PS, José Seguro.

O centro da festa
Ovibeja inclui várias exposições temáticas que envolvem a participação dos visitantes e conta com animação diária, com concursos e campeonatos nacionais equestres, a tradicional Corrida de Touros e ainda uma mostra de aves, concursos com cães, entre muitas outras iniciativas que fazem da Ovibeja a mais participada feira agro-pecuária do País.
No Pavilhão “Vinhos e Azeites” podem ver-se exposições temáticas interactivas sobre estes dois produtos de excelência agro-alimentar e participar em workshops denominados “Ciência do Vinho e do Azeite”, promovidos pela Fábrica – Centro de Ciência Viva de Aveiro. A par destes workshops há mostra, degustação e provas comentadas de vinhos, azeites e azeitonas. Bom companheiro à mesa, o vinho conta – sempre pela tarde – com uma tertúlia diária, aberta aos visitantes, com a participação de enólogos, a Confraria dos Enófilos do Alentejo, Confraria Gastronómica do Alentejo e comunicação social.
O azeite conta ainda com uma cerimónia de entrega dos prémios do II Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra podendo os visitantes fazer prova dos azeites submetidos ao concurso.
A Alameda Principal da Feira é este ano enriquecida com a exposição temática que assinala o tema principal desta edição da Feira: “+ PRODUÇÃO”.

Os burros…
Os espaços da Ovibeja vão ainda ser decorados com outra exposição, desta vez, sobre “Fé nos Burros”. A par da mostra que pretende dar a conhecer ao público a importância histórica e cultural dos burros na sua relação com o homem, vão estar disponíveis quatro burros para passeios e outras actividades dirigidas às crianças.
O tema de cada uma destas exposições vai ser discutido em colóquios a realizar no decorrer da Ovibeja.

Os cavalos…
Os cavalos vão brilhar na Ovibeja com um Concurso Nacional de Saltos, o Campeonato Nacional de Horseball e o Campeonato Nacional de Equitação do Trabalho. E todas as noites são realizadas garraiadas. Na Ovibeja vai ainda acontecer animação diária cultural e recreativa promovida pelos municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral e o encontro de grupos etnográficos da responsabilidade da Fundação Inatel. A Grande Feira do Sul conta ainda com a 17ª Mostra de Aves num pavilhão específico para o efeito. Das actividades culturais e desportivas são ainda de realçar uma demonstração de Body Combat, pelo Serpa Fighting Team, demonstrações com cães, um concurso regional de Rafeiros do Alentejo, um concurso nacional de reprodutores Limousine, uma gincana equestre para cavaleiros especiais, demonstrações de tosquia, entre outras acções.

Áurea a abrir. Bob Sinclair a fechar
A música é um dos maiores atractivos. Hoje, o grande destaque vai para a portuguesa Áurea. Amanhã à noite é esperada "casa cheia" para ouvir Tony Carreira. Domingo é noite de tunas académicas e segunda-feira é esperada nova enchente para a actuação do DJ francês Bob Sinclair.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários