Empresa da CP compra carros e luxo… para gestores


Empresa com prejuízo de milhões gasta 237 mil euros em automóveis 

A Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF), que tem a CP como acionista, gastou 237 mil euros em carros de luxo para os seus diretores, de acordo com o Correio da Manhã de ontem. Segundo a publicação, em outubro do ano passado, as compras de automóveis deviam ter sido canceladas, mas tal não aconteceu. Aliás, os automóveis da marca Skoda Octavia foram mesmo adquiridos. A CP remeteu esclarecimentos para a administração do EMEF, mas até agora ainda não houve resposta. 

Empresa do Estado encomendou 13 carros topo gama para gestores

A história conta-se assim. O presidente da CP – Caminhos de Ferro Portugueses – não cancelou o concurso da EMEFpara a aquisição de carros topo de gama para os diretores, com um custo de 237 mil euros. 
A 16 de outubro do ano passado, a CP garantiu que José Benoliel mandara cancelar o referido concurso, mas os carros da marca Skoda Octavia acabaram mesmo por ser comprados, como confirmaram várias fontes citadas pela edição do Correio da Manhã, e um deles tem a matrícula com data de março de 2012. 
Agora a CP considera que as questões sobre este tema devem ser endereçadas ao conselho de administração da EMEF. Porém, esta firma, da qual a CP é a única acionista, ainda não se prenunciou. 
O concurso para a compra das viaturas foi lançado pela EMEF a 26 de setembro de 2011. Publicado em Diário da República, determinava a aquisição, através do regime de Aluguer Operacional de Viaturas, de 13 automóveis Skoda Octavia Diesel 1.6 TDi Greenline 2ª Geração 5P.
Com um prejuízo superior a 2,2 milhões de euros em 2010, a EMEF pondera fechar as oficinas do Barreiro [onde trabalham 200 pessoas] para reduzir custos é a mesma empresa que pagará pelos carros um total de 237 120 euros. E esta despesa ocorre numa altura em que os subsídios de férias e de Natal foram cortados aos funcionários do Estado. 

Agência de Notícias 

Comentários