Secretário de Estado ainda não quis ouvir autarcas
“A Câmara Municipal de Alcácer do Sal repudia, em comunicado, a posição do Governo, personificado no Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, que por três vezes desmarcou reuniões agendadas pelo próprio Secretário de Estado, por solicitação deste município, com o intuito de manifestar as preocupações da população do concelho sobre a suspensão do serviço de transporte ferroviário de passageiros”.
![]() |
Secretário de Estado dos Transportes ainda não ouviu autarcas |
Começa assim a moção aprovada por unanimidade na última reunião pública da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.
Os eleitos reagem desta forma ao sucessivo adiamento das reuniões marcadas com a tutela após o anúncio, em dezembro, do final das ligações ferroviárias de passageiros a Alcácer do Sal, mas asseguram que não vão “desistir, junto da Administração Central, de tentar encontrar uma plataforma de entendimento que garanta o reatar do transporte ferroviário no concelho, atenuando as lacunas de mobilidade, os incómodos e os gastos derivados desta situação, diz fonte do município alentejano em comunicado.
Recorde-se que os passageiros do concelho se viram totalmente privados deste transporte e têm agora que se deslocar a Grândola ou a Setúbal para aceder a qualquer serviço ferroviário. Ao contrário dos passageiros de Setúbal e Barreiro – que perderam o serviço Intercidades – não são sequer ressarcidos das despesas adicionais motivadas por esta situação.
A Câmara Municipal de Alcácer do Sal avança que vai voltar a por a circular o abaixo-assinado contra o fim do transporte ferroviário de passageiros, para que este, com cerca de 1050 assinaturas reúna, pelo menos, quatro mil, obrigando à discussão do assunto na Assembleia da República.
A autarquia vai também “continuar os contactos com os grupos parlamentares na Assembleia da República, o Ministério da Economia, a CP e o Presidente da República, de forma a dar conhecimento ao maior número possível de entidades das preocupações e necessidades da população”. Isto tudo enquanto o presidente da autarquia espera que o Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, encontre um espaço na agenda para ouvir as reivicações das gentes sem transportes ferroviários, de Alcácer do Sal.
Agência de Notícias
Comentários
Enviar um comentário