Vinhos da região divulgados na capital


Viva o Vinum chega a Lisboa e... volta a Setúbal

Passeios, visitas guiadas, degustações, workshops e tertúlias são algumas das iniciativas que enriquecem o “Viva o Vinum”, projeto da Câmara de Setúbal destinado a promover os vinhos da Península de Setúbal e apresentado no dia 28, na ViniPotugal, em Lisboa.


Setúbal levou o melhor vinho a Lisboa

“É extremamente importante que se divulgue o que é bom e o que é nosso”, sublinhou a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, na apresentação realizada ao final da tarde de quarta-feira.
“A Câmara de Setúbal está profundamente interessada na promoção e divulgação desta que é uma das melhores riquezas da região”, salientou, acrescentando que é “um desígnio estratégico o de promover as capacidades e potencialidades turísticas” regionais, entre as quais, destacou, o enoturismo “é seguramente uma dessas potencialidades”.
O “Viva o Vinum”, “parte fundamental dessa estratégia”, promove entre abril e outubro um conjunto muito diversificado de iniciativas, que incluem, por exemplo, a possibilidade do público poder participar no Dia da Adiafa, como é tradicionalmente conhecido o último dia das vindimas, em setembro.

Turismo de Lisboa e Vale do Tejo dá apoio

A importância do projeto “Viva o Vinum” foi igualmente destacada pelo presidente da Entidade de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, Joaquim Rosa do Céu, para quem “iniciativas como esta ajudam a promover a região não só no País, mas também internacionalmente”.
O esforço desenvolvido pela autarquia sadina foi, de resto, enaltecido pelo presidente da Comissão Vitivinícola da Região da Península de Setúbal, Henrique Soares, sublinhando que “há já uns anos que a Câmara de Setúbal promove os vinhos da região”, acrescentando que o concelho é um destino turístico de eleição. “Recomendo uma visita a Setúbal, onde é impossível ficar triste”, resumiu.
A apresentação realizada no dia 28 nas instalações da ViniPortugal, localizadas na Sala Ogival, em pleno Terreiro do Paço, contou ainda com a presença dos representantes de alguns dos produtores parceiros do “Viva o Vinum”.

“A festa não seria a mesma sem os produtores”
Melhores produtores da região marcaram presença 


Ermelinda Freitas, Malo Tojo, Herdade da Comporta, Sivipa, Herdade do Cebolal e Venâncio da Costa Lima, todos produtores vinícolas da Península de Setúbal, apresentaram alguns dos melhores vinhos produzidos na região.
Em todas as intervenções foi unânime a opinião de que a fertilidade das terras das margens do Sado permite o desenvolvimento de marcas de elevada qualidade e distintas das demais, tanto em vinhos tintos, brancos e moscatéis, como, em apostas mais recentes, também em espumantes.
Com o objetivo de “fortalecer o posicionamento de Setúbal no mapa das rotas enoturísticas”, Maria das Dores Meira reforçou que o “Viva o Vinum” é “a grande festa do vinho” no Concelho.
O programa, que tem por mote “Sentir os vinhos da Península de Setúbal”, incorpora sete projetos diferentes.
Através do “Vinum Senses”, seis adegas da região promovem, com o apoio da Câmara de Setúbal, atividades de promoção das suas marcas de vinhos. A principal finalidade é o conjugar de experiências de lazer com o envolvimento dos sentidos, como passeios de jipe, charrete ou a cavalo, peças de teatro e encontros de pintura.
O “Viva o Vinum” inclui circuitos enoturísticos, com visitas guiadas a adegas que associam a cultura à gastronomia. O primeiro destes circuitos realiza-se a 21 de abril.
Cursos de iniciação à prova de vinhos na Casa do Baía, o Dia do Moscatel, o Dia do Vinho, que se associa à campanha beba com moderação, tertúlias vínicas e a Festa Báquica, que incluirá ações de degustação de vinhos da região, completam os eventos previstos até outubro no âmbito do “Viva o Vinum”.
“A festa não seria mesma, claro, se não tivesse a ativa participação dos produtores de vinho e de todos os agentes turísticos que têm sabido integrar as atividades de turismo ativo com este setor”, sublinhou a presidente da Câmara de Setúbal ao congratular todos os parceiros do “Viva o Vinum”.

Agência de Notícias 

Comentários