Segurança Social que alargar medidas de apoio aos idosos ao distrito

Ana Clara Birrento apresenta programa de emergência social

O Programa de Emergência Social prevê um conjunto de medidas de apoio aos mais desfavorecidos, entre eles os mais idosos. A reunião da plataforma supraconcelhia da Península de Setúbal realiza-se hoje na Casa da Baía, com o objetivo de apresentar o protocolo de cooperação celebrado entre o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social e as uniões representativas das IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), bem como propor a criação dos grupos de trabalho temáticos dedicados à população idosa.

Segurança Social quer medidas no terreno de apoio a idosos 


Para Ana Clara Birrento, diretora do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social “a rede social assenta num trabalho de parceria alargada, efetiva e dinâmica, com uma intervenção articulada entre os diferentes agentes locais para o desenvolvimento social”.
“O Programa de Emergência Social prevê um conjunto de medidas de apoio aos mais desfavorecidos, entre eles os mais idosos, prioritariamente aqueles que se encontram mais isolados ou sem família a quem recorrer” salienta a responsável.
Estas medidas assentam em três eixos fundamentais, concretamente o protocolo de cooperação entre o Ministério da Administração Interna e o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, para sinalização de pessoas idosas, que não tendo retaguarda familiar necessitam de apoio e acompanhamento; o alargamento do Serviço de Apoio Domiciliário, contemplando mais e novas ofertas, para que os idosos tenham condições de permanecer em suas casas com melhor qualidade de vida, entre elas a Teleassistência; Centros de Noite, que permite aos idosos a manutenção da sua residência e do seu quotidiano diurno autónomo, mas que prevê e apoia a sua segurança no período noturno.
Ana Clara Birrento sublinha que “foram já contempladas no novo protocolo de cooperação com as instituições sociais um reforço destas medidas”.
De acordo com a directora: “É importante garantir uma convergência de esforços e uma otimização de recursos no sentido de proporcionar às pessoas idosas o acesso a meios apropriados de atendimento institucional que lhes proporcionem proteção, bem-estar e estímulo social, bem como de poderem viver com dignidade e segurança” acrescenta a diretora do Centro Distrital de Setúbal.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários