Rastreio amanhã em Setúbal

Rastreio do Aneurisma da Aorta Abdominal chega a Setúbal

Um rastreio ao aneurisma da aorta abdominal realiza-se amanhã entre as 10 e as 18 horas, na avenida Luísa Todi, em Setúbal, junto ao coreto. Trata-se de uma iniciativa que já percorreu 14 capitais de distrito e que chega agora a Setúbal.

Rastreio estará na Avenida  Luísa Todi, até as 18 horas 


Numa iniciativa inédita na Península Ibérica, a Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) já percorreu 14 capitais de distrito e rastreou, no total, mais de mil portugueses no Programa Nacional de Rastreio do Aneurisma da Aorta Abdominal.
O projeto teve início em junho de 2011 e, até ao final de março, tem por objetivo chegar a todas as capitais de distrito, do norte a sul do país, incluindo Açores e Madeira. Pelo caminho, este rastreio já detetou alguns aneurismas em risco de rebentamento e já encaminhou dezenas de doentes para a consulta especializada de cirurgia vascular, em 14 capitais de distrito.
Apesar da gravidade e do seu carácter silencioso, o aneurisma da aorta abdominal pode ser detetado num simples exame - uma ecografia.
Durante um dia inteiro, uma Unidade Móvel está estacionada num local central de cada uma das capitais de distrito portuguesas, onde é efetuado o rastreio. Este rastreio consiste na realização de uma ecografia abdominal - um método simples e não invasivo disponível em todo o país. Para realização do rastreio está sempre presente um médico especialista que, além de realizar o exame, elabora um relatório para ser entregue ao médico de família.
O rastreio é de inscrição gratuita e está disponível sem marcação prévia para homens com mais de 65 anos - o grupo de risco deste tipo de aneurisma. Depois do rastreio, todos os utentes recebem um relatório médico, onde constará o resultado do exame e que deverá ser entregue ao médico de família.

Agência de Notícias 

Comentários