Bolsa Turismo de Lisboa

Grande montra do turismo nacional está de portas abertas em Lisboa 

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) está de volta. A partir de ontem e até ao final da semana, concentram-se na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, dezenas de operadores turísticos, com ofertas para todos os gostos. A Feira abriu com o anúncio do Ministro da Economia de uma linha de crédito de 200 milhões para o turismo e com a apresentação formal de Palmela, a Capital Europeia do Vinho 2012.
Um brinde aos produtos de Portugal 

A feira abre ao público na sexta-feira, a partir das 18 horas e até às 23. No sábado, está aberta entre as 12 e as 23 horas e no domingo entre as 12 e as 20 horas. As entradas custam 5 euros ao público em geral mas estudantes, jovens e seniores pagam 2,50 euros.
Aqui, os amantes de viagens poderão encontrar ofertas mais acessíveis para as férias num ano de aperto de cinto, em que milhares nem sequer receberão subsídio de férias. 
Há cerca de 40 destinos internacionais em exposição, sendo que o Brasil é o convidado do ano. Os Emirados Árabes Unidos estão presentes pela primeira vez e alguns destinos estão de regresso: o México, Peru, Venezuela e Grécia. A nível nacional, o destino convidado é o Alentejo.

Preços mais atrativos

Visitantes podem contar com descontos durante os dias da Feira 

Mas como em altura de crise, o turismo não é exceção, e as agências de viagens registaram uma quebra de 15 a 20 por cento nas vendas durante o ano passado, algumas empresas descobriram nos saldos uma forma de contornar as dificuldades. Por exemplo, a Odisseias apostou nos descontos e viu as receitas aumentarem 300 por cento em apenas um mês.
Os operadores admitem a crise, mas afirmam que o que deixou de se vender no segmento mais baixo é compensado pelas vendas no segmento de luxo, que se mantêm em alta.
Com a crise em mente, destinos como Espanha, Marrocos, Cabo Verde, Turquia e Caraíbas são os destinos mais apetecidos, porque são também os mais competitivos. Por exemplo, na Tunísia pode fazer-se uma semana de férias por pouco mais de 200 euros. Já o Brasil está cada vez mais longe da carteira dos portugueses.


Alentejo, destino convidado
  
Alentejo é a região convidada da BTL 
A Turismo do Alentejo vai estar em "grande destaque" no certame, ocupando "uma área de mais de 500 metros quadrados, situada no Pavilhão 1 da Feira Internacional de Lisboa (FIL)", anuncia a entidade de turismo alentejana.
"Esta forte presença da região concentra a oferta turística num stand que, para além da presença institucional da Turismo do Alentejo, conta ainda com a participação do Pólo do Alqueva, de 21 autarquias e de 14 empresas", indica a Turismo do Alentejo.
Durante os dias da feira, para reforçar a comunicação do destino, a Turismo do Alentejo vai surpreender quem circula por Lisboa com balões alusivos à região, espalhados por zonas emblemáticas da cidade, como Belém, Parque Eduardo VII e Parque Expo.

Já no recinto do BTL, segundo a Turismo do Alentejo, a comunicação vai estar centrada na campanha "O Alentejo dá-lhe tudo", estando o stand da região inteiramente decorado com as imagens e a assinatura da campanha.

Os melhores produtos da região

BTL aposta forte na gastronomia portuguesa 

Além de funcionar como centro de distribuição de vouchers aos visitantes, o espaço vai também dar a conhecer não só os produtos turísticos do Alentejo, com degustações e provas de vinhos, mas também os projectos, eventos e espectáculos da região.
 Como destino convidado, o Alentejo vai estar também presente no Lounge do Clube BTL, um espaço exclusivo para convidados, onde se realizam degustações de produtos regionais.
O destaque dado pela BTL ao Alentejo em 2012 vai também ser aproveitado por muitos municípios para promoverem as suas potencialidades turísticas.
É o caso de Ourique e de Castro Verde, onde as autarquias vão aproveitar a feira para divulgar o seu "estatuto" de "Capital do Porco Alentejano" e o birdwatching no Campo Branco, respectivamente.
Também a Câmara de Alvito vai estar na BTL a divulgar os eventos "Semana Gastronómica das Beldroegas" e "Festa do Barão", enquanto Mértola mostra ao público “o encontro de culturas”.

200 milhões para o Turismo

Álvaro Santos Pereira anunciou ajuda do Governo 

O Governo vai criar uma nova linha de crédito de 200 milhões de euros destinada às empresas do sector turístico. O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, anunciou ontem, na Feira Internacional de Turismo 2012, que "foi assinado um protocolo bancário, destinando-se 120 milhões de euros à requalificação das unidades hoteleiras e os restantes 80 milhões para fazer face a dificuldades de tesouraria".
Álvaro Santos Pereira reconheceu a "dificuldade financeira por que estão a passar muitos empresários", mas salientou que o sector "está a saber reagir à crise". E deu como exemplo "os bons resultados alcançados no ano passado", em que as receitas operacionais geradas ascenderam a mais de oito mil milhões de euros.
O governante sublinhou que o turismo é "um dos mais valiosos activos de Portugal, pela sua importância para o crescimento da economia", frisando ser um sector "responsável por cerca de 14 por cento do emprego e 10 por centro da criação de receita nacional". 

Paulo Jorge Oliveira

Comentários

Enviar um comentário