Moita prepara Carnaval

O Carnaval da Moita prepara-se para sair à rua

Com o Carnaval à porta, preparam-se diferentes iniciativas para todas as idades, no concelho da Moita, para celebrar esta época de folia. Para estimular a criatividade dos mais novos, as bibliotecas municipais da Moita prepararam um conjunto de ateliês especialmente dedicados ao Carnaval, onde cada um pode criar o seu disfarce. “Constrói a tua máscara de Carnaval” é o nome do ateliê, aberto à participação de crianças até aos 12 anos, que a Biblioteca Municipal de Alhos Vedros recebe no dia 18 de fevereiro, pelas 15:00h. Para 18 de fevereiro, durante todo o dia, está também marcado um ateliê de pinturas faciais, para crianças de todas as idades, na Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira.

Concelho da Moita quer viver um Carnaval em grande 



As ruas das diferentes freguesias do concelho da Moita vão encher-se de cor, alegria e pequenos mascarados, com a realização dos habituais desfiles carnavalescos das escolas, no dia 17 de fevereiro, a partir das 10:00h. Outro dos momentos altos do carnaval no concelho é o corso de Carnaval de Alhos Vedros. Este ano sob o tema “E se Alhos Vedros fosse um filme…”, o corso de Carnaval, organizado pela Sociedade Filarmónica Recreio União Alhosvedrense “A Velhinha”, com o apoio logístico e financeiro da Câmara Municipal da Moita, entre outras entidades e instituições, sai à rua a 19 e 21 de fevereiro, pelas 15:00h. O cinema português, o cinema a preto e branco, o terror e os filmes fantásticos prometem animar este desfile que, seguramente, contará com a presença de algumas das mais famosas estrelas de cinema
A encerrar os festejos de Carnaval no concelho, no dia 22 de fevereiro, será recriado, pelo quinto ano consecutivo, por um grupo de amigos da Moita, o enterro do bacalhau– uma manifestação teatral com cortejo fúnebre, que ocorre tradicionalmente, na quarta-feira de cinzas, em diversas regiões de Portugal. A partir das 21:00h, junte-se à viúva, ao padre, ao coveiro e ao ajudante de coveiro, no Cais da Moita, e acompanhe o cortejo fúnebre do morto com muita sátira à mistura, pela Rua 5 de Outubro, Avenida Teófilo Braga e Rua Machado Santos. No final do cortejo, que termina junto ao cais, será realizada a Queima do Judas.

Trânsito condicionado

Devido à realização do desfile de Carnaval das Escolas, o trânsito estará condicionado, no dia 17 de fevereiro, entre as 9:00h e as 12:00h, na freguesia da Baixa da Banheira, no seguinte percurso: Ruas Soeiro Pereira Gomes, Augusto Gil, 1º de Maio, Padre José Feliciano, da Liberdade, terminando no Largo da Igreja.
Também na freguesia do Vale da Amoreira, devido à realização do Desfile de Carnaval das escolas, no dia 17 de fevereiro, entre as 9.00h e as 12.00h, o trânsito estará suspenso nas seguintes ruas: Ruas das Margaridas, das Violetas, das Oliveiras, Norton de Matos, Adriano Correia de Oliveira, João Villaret e Avª José Almada Negreiros. 
O trânsito estará igualmente suspenso, pelos mesmos motivos, na freguesia de Alhos Vedros, no dia 17 de fevereiro, a partir das 10:00h, na Avenida Humberto Delgado, Rua Dinis de Ataíde, Praça da República, Rua Miguel Bombarda e Rua do Marítimo.
Na freguesia da Moita, o desfile carnavalesco das escolas vai percorrer a Zona Envolvente à Praça de Touros, Avª Dr. Teófilo Braga, Praça da República, Rua Dr. Miguel Bombarda, Largo Conde Ferreira, Travessa Conde Ferreira e Avª Marginal, também no dia 17 de fevereiro. O trânsito estará suspenso nestes locais, a partir das 9:00h.

Câmara da Moita encerra no Carnaval

A Câmara Municipal da Moita vai estar encerrada no próximo dia 21 de fevereiro, dia de Carnaval, atendendo à tradição histórica, às diversas manifestações culturais que se realizam no concelho da Moita, no âmbito das festividades de Carnaval, bem como  ao  investimento já efectuado pelas associações locais e pelo Município, e ainda à previsão de uma fraca afluência de utentes aos serviços públicos. 

Agência Noticias 

Comentários