Carnaval das Escolas - Barreiro

Milhares de alunos levam alegria e cor ao Barreiro

Mais de 1600 crianças dos Jardins de Infância e escolas básicas do 1º ciclo do Concelho do Barreiro participaram, hoje, dia 16 de fevereiro, nos desfiles organizados pela Câmara do Barreiro, em conjunto com Juntas de Freguesia. Santo André e Barreiro foram as freguesias que acolheram hoje os desfiles. Amanhã, 17 de fevereiro, a “folia” continua, sendo a vez de desfilarem as crianças do Alto do Seixalinho e Lavradio, às 10h00 e 10h30, respetivamente.

Meninos saíram hoje à rua para brincar ao Carnaval 



Super-heróis, músicos, palhaços, polícias, bombeiros, princesas, cowboys e muitas outras fantasias encheram de alegria e cor a Rua Afonso Albuquerque, em Santo André, ao som de animadas músicas de Carnaval. Mais de 800 crianças dos Jardins de Infância Os Reguilas, Cantinho Alegre da Infância, Telha Nova 1 e Bairro 25 de Abril e do 1º ciclo da Telha Nova 1 desfilaram nesta Freguesia.
Cavaleiros, piratas, bruxas, enfermeiros, futebolistas, personagens de animação, entre diversas fantasias encheram de vida o centro do Barreiro. Cerca de 800 crianças desfilarem pela Avenida Alfredo da Silva e pela Rua Miguel Bombarda, até aos Paços do Concelho.
Este ano, as escolas escolheram temas tão variados como: as profissões; os animais da selva, ou “Portugal: a construção de uma identidade, o Portugal do Futuro”.
As crianças eram oriundos da EB 1 Professor José Joaquim Rita Seixas, do Externato “O Início”, do Instituto dos Ferroviários, do Colégio “Minerva” e do Jardim de Infância D. Pedro V.
Regina Janeiro, Vereadora responsável pela área da Educação, enalteceu a entrega da comunidade educativa à participação e organização dos desfiles de Carnaval, enchendo “as ruas de cor e alegria”, num dia em que até o tempo ajudou, sublinhou a autarca.

Noite Veneziana

Regina Janeiro recordou que, no próximo dia 18 de fevereiro, pelas 21h00, no Convento Madre de Deus da Verderena, tem lugar a Noite Veneziana, promovida pela AAVAC – Associação dos Amigos dos Automóveis Antigos e Clássicos e a ALIUSVETUS – Associação Cultural História e Património, com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) e da Junta de Freguesia do Alto do Seixalinho.
Está lançado o desafio para uma noite de fantasia num Baile de máscaras num Palácio Veneziano, tirando partido do cenário natural do Convento (capela, claustro e terraços) decorado com apontamentos cénicos (panejamentos, máscaras, candelabros, e iluminação variada).

O programa prevê:

- Atuação do Grupo de Danças Antigas de Alhos Vedros;
- Baile e Concurso de Máscaras, com a atribuição de prémios para os melhores mascarados (Veneza, mais original e luxo);
- Ceia volante (Entradas, canapés e salgadinhos, tábua de enchidos e queijos, petiscos, caldo verde e doces).
A iniciativa é aberta à população em geral e aos sócios da AAVAC, mediante o pagamento de 10 euros, com direito a entrada, ceia e duas bebidas.
Informações/Inscrições: 962483731, 939341998. Posto de Turismo da CMB, no Mercado 1º de Maio, no Barreiro.

Comentários