Em Reportagem:Dois portugueses viajam de Alcochete ao Alasca para olhar o mundo

De Alcochete ao Alasca... a olhar o mundo  


Alexandre Costa e João Vicente partiram no passado dia 26 de Dezembro para uma aventura de 8 meses pelo Continente Americano, que teve como local de partida Alcochete e terá como local de chegada o Alasca, num percurso por 16 países, no âmbito do projecto “Olhando pelo Mundo”.  Os fotógrafos, de Alcochete, querem escrever um livro e acompanhar, através da internet, uma turma da Escola Secundária de Alcochete. Neste momento, os dois viajantes, estão no “fim do mundo”.

Aventura começou a 26 de dezembro em Alcochete


Na bagagem levam um forte sentimento de amizade e de aventura, solidariedade para com os Médicos do Mundo e a bandeira do Município de Alcochete, com a qual vão fazer-se fotografar em alguns dos mais importantes momentos desta viagem.
No dia da partida para esta grande aventura, que assume o carácter de missão solidária, estes dois fotográficos voluntários da Associação Médicos do Mundo, foram recebidos pelo Presidente da Câmara de Alcochete, pelos Vereadores Paulo Machado e Jorge Giro, e por um representante dos Médicos do Mundo, nos Paços do Concelho, e protagonizaram um momento bastante informal, que marcou o início desta aventura, ao qual não faltaram os seus familiares e amigos.
Luís Miguel Franco, presidente da autarquia de Alcochete, classificou este projecto de extraordinário pela sua componente solidária em relação aos Médicos do Mundo e destacou a amizade existente com estes dois “aventureiros”.
“O Alexandre já nos deu o prazer de em algumas das suas viagens transportar consigo a bandeira do nosso Município e isso foi um enorme motivo de orgulho para todos nós. Desta vez o Alexandre e o João vão transportar duas bandeiras do Município e a nosso pedido vão fazer fotografar-se com elas nalguns dos locais mais emblemáticos da sua viagem”, acrescentou Luís Miguel Franco.

Que no regresso... Portugal esteja melhor

“A ideia fundamental é darmos alguma utilidade às nossas viagens e às nossas fotografias. E perante algumas desilusões que existem no nosso país espero que quando nós regressarmos tenham um presente para nós”. Ou seja, contou Alexandre Costa, “que o nosso País esteja melhor”.
“Estou certo que vamos ver muitas situações difíceis e graves, de tanta injustiça e sofrimento humano, mas vamos acreditar vamos ter força para enfrentar os desafios desta viagem”, acrescentou o fotógrafo residente em Alcochete.
João Vicente manifestou uma grande ansiedade pelo início da viagem, mas simultaneamente uma grande angústia por deixar a família e os amigos por tanto tempo.
“Conheci o Alexandre aqui em Alcochete e cresceu uma amizade entre nós, por isso faz todo o sentido começar aqui a nossa viagem e depois terminá-la aqui”, disse o fotógrafo.

Turma de Alcochete acompanha viagem 
João Vicente e Alexandre Costa em Buenos Aires, Argentina 


Numa parceria com a Escola Secundária de Alcochete a dupla de fotógrafos voluntários vão tentar acompanhar o desenvolvimento dos projectos literários, manter um contacto o mais permanente possível, através do envio de correio electrónico e através de vídeo-conferências. “Vamos tentar acompanhar a turma do 10ºD em Português, e vamos tentar ajudá-los a conhecer um pouco mais os autores literários daquela zona”, referiu João Vicente.
O objectivo é que os alunos elaborem um trabalho literário, com enfoque nos escritores dos países por onde o Alexandre Costa e o João Vicente vão passar e que será ilustrado com fotografias desses locais, enviadas pelos fotógrafos.
“E através do projecto CANTIC, que leva a escola a quatro hospitais da zona de Lisboa, Santa Maria, IPO, Alcoitão e Dona Estefânia, vamos tentar alegrar aquelas crianças que estão internadas durante muitos meses e não podem ir à escola, através das nossas fotografias e dos nossos textos”, acrescentou João Vicente.
“A viagem vai ser um grande desafio e um grande prazer, não vai ser fácil, são muitos países e as condições não vão ser sempre as melhores, mas acredito que vamos chegar ao Alasca pessoas mais ricas”, destacou João Vicente.

O circuito da viagem
Viajantes em terra do fim do mundo 

Através do projecto “Olhando pelo Mundo” os dois fotógrafos vão registar momentos do trabalho, do modo de vida e do quotidiano das pessoas dos países por onde vão passar, que posteriormente vão integrar o livro “Olhando pelo Mundo”, em que parte das receitas vai reverter para os Médicos do Mundo.
A aventura de Alexandre Costa e João Vicente pode ser acompanhada na página da rede social facebook em: www.facebook.com/olhando.pelo.mundo  
e no site www.olhandopelomundo.com.
A  viagem será feita de sul para norte,  da Tierra del Fuego na Argentina até ao Alaska nos Estados Unidos. Ao longo dos 16 países, os fotógrafos vai tentar “minimizar a utilização do avião como meio de transporte e utilizar os meios rodoviários, ferroviários e marítimos de cada país”. Segundo o projecto, “utilizaremos preferencialmente o lado oeste do continente, viajaremos junto ao oceano pacífico, perto da estrada pan-americana.
Assim, os aventureiros de Alcochete, viajam por Argentina (onde agora estão), Chile, Bolívia, Perú, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, Belize, México, Estados Unidos, Canadá e Alasca (território norte-americano).  
Por agora, os fotógrafos estão, segundo relatam no seu diário, no “fim do mundo”. Ou seja, em Ushuaia, na Argentina.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários