Em Reportagem: Porto de Setúbal prepara 2012


2011, ano de consolidação no Porto de Setúbal e Sesimbra

O embarque de viaturas no porto de Setúbal ultrapassou as 115 mil unidades em 2011, número que constituirá o melhor valor da exportação do segmento ‘Roll/on-Roll-off” desde 2006. Trata-se de um crescimento alavancado pela exportação de viaturas fabricadas na Autoeuropa, nomeadamente, pelos modelos Volkswagen Eos, Sharan e Scirocco e Seat Alhambra, que viram a sua produção atingir, de Janeiro a Novembro de 2011, as 126 mil unidades, um aumento de 38,5% face ao mesmo período de 2010. O presidente do concelho de administração, Carlos Lopes, espera que 2012 ainda seja melhor.


Portos de Setúbal e Sesimbra com um balanço de 2011 muito bom

A Autoeuropa exporta cerca de 99% da sua produção, tendo como principais destinos a Europa, Estados Unidos e China. Em Novembro, arrancaram as escalas quinzenais da NYK Line para embarque de viaturas da Autoeuropa para a China, posicionando o porto de Setúbal na primeira linha da rede logística da Wolkswagen, com ligações directas para outros continentes sem passar pelo porto de Emden, o principal do grupo.
“Futuramente, o terminal roll on roll off pode ser aproveitado para a realização de operações de transhipment, ou trânsito marítimo, de veículos entre o Mediterrâneo, o Norte da Europa, a Ásia e a América do Sul, designadamente pela rede da Volkswagen”, diz Carlos Lopes, presidente do conselho de Administração do Porto de Setúbal e Sesimbra.
“É natural que as importações de veículos pelo porto de Setúbal venham a sofrer algum impacto com a perspectivada redução da procura interna”, diz Carlos Lopes. As perspetivas deixam de ser pessimistas quando se trata de exportações, já que “devido ao dinamismo das empresas exportadoras, como a Autoeuropa, que pretendem apostar em novos mercados, é de esperar que a atividade aumente num ano que se adivinha difícil para o país, numa conjuntura de austeridade”, prossegue o presidente do Porto de Setúbal e Sesimbra.

As metas de 2012...

As recentes escalas quinzenais de viaturas da Autoeuropa para a China, promovidas pela NYK Line “podem ser potenciadas com a função de entreposto entre as rotas do Brasil-Alemanha e a Rota do Mediterrâneo-China, trazendo novas actividades para a região”, declara Carlos Lopes. “A Autoeuropa e a Volkswagen Logistics têm realizado um excelente trabalho para o desenvolvimento das capacidades do porto de Setúbal, colocando-o no topo da rede logística da marca alemã e aproveitando as suas excelentes condições e localização geo-estratégica”, prossegue.
O presidente do conselho de administração prevê ainda possibilidade de “o porto de Setúbal vir a oferecer no seu interior serviços logísticos de elevado valor acrescentado aos veículos”. Esta medida, para Carlos Lopes, “configuraria uma nova e importante âncora para o trânsito marítimo e terrestre internacional de veículos através do porto, segmentos que podem assim vir a ser atraídos”, conclui o administrador.


Agência de Notícias


Comentários