Em Reportagem: Palmela, Almada e Setúbal cantam Janeiras

Amanhã celebra-se o dia de Reis

Cantar as Janeiras, uma tradição que ainda perdura em algumas localidades do distrito de Setúbal (e por todo o país). No mês de Janeiro entoam-se as vozes para dar as boas vindas ao novo ano e comemorar o Dia de Reis. As Janeiras são uma tradição que se arrasta desde o tempo dos romanos. O mês de Janeiro era considerado o mês do deus Jano, porteiro celestial. Invocava-se o seu nome, nesta altura do ano, como forma de afastar os maus espíritos. A tradição manteve-se, no entanto o cristianismo acrescentou-lhe autos pastoris que evocam o nascimento de Jesus Cristo e episódios com Ele relacionados. Entre no espírito da festa e não deixe morrer a tradição! Palmela, Almada e Setúbal estarão amanhã a dar-nos – e a cantar-nos – as boas vindas ao novo ano.
Palmela vai cantar Janeiras amanhã à noite pelas ruas do centro histórico 


Em Palmela a tradição ainda é o que era… pelo menos no que respeita a cantar as Janeiras na noite de Reis, 6 de Janeiro. Uma tradição caída em desuso em quase todo o país, mas que Palmela quer fazer reviver. A iniciativa é da Câmara Municipal em conjunto com o movimento associativo da localidade.
Por isso, amanhã à noite, [a noite que os Reis chegaram a Belém] Palmela vai voltar a cantar as Janeiras no centro histórico com centenas de participantes a percorrem as ruas antigas, de lanterna na mão, saudando o novo ano e encerrando a quadra festiva em comunidade. A iniciativa é promovida pela autarquia, em parceria com o movimento associativo, nomeadamente, Centro Social de Palmela, Escoteiros AEP Grupo 40 – Palmela, Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”, Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” e Sociedade Filarmónica Humanitária.
As Janeiras contam, também, com o apoio da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, que irá oferecer Moscatel aos participantes para aquecer a noite, que se prevê fria, e para assinalar, simbolicamente, o início do programa Palmela – Cidade Europeia do Vinho 2012, diz uma nota da câmara de Palmela.
O regresso da tradição popular está marcado para as 21h00, com o início do desfile dos grupos nos Paços do Concelho. Os grupos farão paragens para saudar a população e as instituições nas artérias mais centrais do centro histórico – Praça Duque de Palmela, Rua Hermenegildo Capelo, Café Santiago, Café Timóteo e Bar do Serafim, Sociedade Columbófila de Palmela, Grupo dos Amigos do Concelho de Palmela, Junta de Freguesia de Palmela, Largo do Passo da Formiga e Rua de Olivença.
O percurso termina no Largo de S. João com uma actuação e um momento de convívio encerram o percurso.

As Janeiras de Almada...
Almada também mantêm tradição de dar as boas vindas ao ano novo


Em Almada também se canta as boas vindas ao ano novo. Os grupos corais e musicais do concelho de Almada vão cantar as Janeiras em igrejas, instituições de solidariedade social, equipamentos culturais e outros locais de convívio comunitário.
Até 25 de Janeiro, esta tradição ganha corpo um pouco por todo o concelho, permitindo que os mais novos a apropriem e que os mais velhos revivam e transmitam as memórias dos seus tempos.
Para dia 7 de Janeiro, a partir das 21 horas, no Solar dos Zagallos (Sobreda), está marcada a Festa das Janeiras, que junta mais de duas dezenas de grupos corais e etnográficos, numa celebração única, onde se cantam as boas-novas à roda de uma enorme fogueira.

Setúbal também celebra dia de Reis


Concertos do Dia de Reis e apontamentos musicais das Janeiras, integrados no programa “Natal em Setúbal 2011”, organizado pela Câmara local realizam-se entre os dias 6 e 8 de Janeiro em vários espaços do Concelho.
Alunos do Conservatório ajudam a cantar as Janeiras, em Setúbal 
A partir das 15 horas de amanhã, os visitantes da Casa da Baía podem ver uma exposição fotográfica e documental dedicada ao Dia de Reis, centrada na gastronomia, no simbolismo e nas tradições locais e ibéricas.
Esta mostra, organizada por alunos da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, dos cursos de Promoção Artística e Património e de  Animação e Intervenção Sociocultural, fica patente durante duas semanas.
Em simultâneo, há uma degustação de “sabores natalícios”, com um bolo-rei confecionado por alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal em parceria com Nuno Gil, vencedor da IV Mostra de Sabores e Saberes, com o doce típico setubalense “D. Filipe”. A acompanhar, é servido Moscatel de Setúbal.
A iniciativa, organizada pela Câmara de Setúbal, encerra o ciclo natalício e conta ainda com cânticos das Janeiras, por alunos do Agrupamento Vertical de Escolas Ordem de Sant’Iago.
Mas há mais: O Coral Alentejano “Os Amigos do Independente” canta as Janeiras, às 18 horas nos Paços do Concelho, numa atuação que assinala a entrada no novo ano. O espetáculo “Cante das Janeiras” e “Evocação dos Reis” realiza-se também no dia de amanhã, às 21 horas, na sede do Clube de Futebol “Os Sadinos”.
No dia seguinte, os grupos corais TuttienCantus e Tesouros de Vida encontram-se para um apontamento musical das Janeiras, às 16 horas, na Biblioteca Municipal de Setúbal.
Um espetáculo pelo Conservatório Regional de Setúbal decorre igualmente no dia 7, às 21 horas, na Igreja de S. Sebastião.
No âmbito do Dia de Reis, o Grupo Coral da Escola Secundária de Bocage dá um concerto no dia 8, às 19h30, na Igreja de S. Simão, em Vila Fresca de Azeitão.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários