Paralisação na Soflusa e Transtejo

Tejo sem barcos esta tarde

As ligações fluviais nos cais da Transtejo e Soflusa para Lisboa vão sofrer algumas interrupções na parte da tarde de hoje, 6 de Dezembro, devido a um plenário dos trabalhadores destas empresas, organizado pelo Sindicato de Transportes e Comunicação, que desconvocou assim a greve que estava já planeada. Ligações por barco no Tejo serão, quase nulas, durante a tarde de hoje.

Trabalhadores da Soflusa e Transtejo irão parar esta tarde 


José Oliveira, coordenador do sindicato, pretende revelar aos operários “aquilo que foi discutido com a administração da Soflusa e Transtejo no passado dia 21 de Novembro tomando assim medidas para o futuro” e admite que “a indignação em relação às medidas do Plano Estratégico de Transportes (PET) não vai ficar por aqui”.
“A redução da oferta pública de transportes prevista no PET vai afectar os trabalhadores em demasia  em todo o sector dos transportes públicos”, afirma José Oliveira, mostrando ainda a preocupação pelos “inúmeros postos de trabalho que ficam em risco com a extinção de algumas ligações fluviais, principalmente do horário nocturno”. O sindicalista espera que “os trabalhadores apareçam em massa em Cacilhas para o plenário”.
O Plano Estratégico de Transportes, “a ser aplicado já no primeiro trimestre de 2012, vai piorar bastante a situação dos funcionários neste ramo”, declara José Oliveira. “Com as medidas de austeridade que todos os portugueses vão sentir e que motivaram à greve geral do passado dia 24, o PET é visto como um ataque específico dirigido apenas a estes trabalhadores”, conta José Oliveira
 “O ataque à contratação colectiva fazendo recurso a figuras jurídicas, a redução de ligações fluviais e a ameaça de redução de muitos postos de trabalho na Soflusa e Transtejo não pode ser encarada de animo leve pelos trabalhadores”. Muitos dos trabalhadores, afirma José Oliveira, “já vêem o décimo terceiro e décimo quarto mês ser-lhes negados”

As ligações afectadas

Está previsto que as ligações entre os terminais de Seixal, Montijo, Trafaria, Barreiro e Almada para Lisboa não farão serviços de passageiros desde perto das 14 até às 18 horas. Os barcos que fazem ligação entre Cacilhas e o Cais do Sodré vão parar entre as 14h20 e as 17h45 e no sentido inverso, entre as 14h40 e as 18 horas. No Seixal, a paralisação é esperada entre as 14h30 e as 17h50 no sentido Seixal – Cais do Sodré e entre as 14h10 e as 17h55 no sentido inverso.
Relativamente à ligação Montijo – Cais do Sodré, o plenário dos trabalhadores em Cacilhas vai afetar o serviço entre as 14h30 e as 18 horas e entre as 13 e 18 horas no sentido contrário. Na ligação fluvial Trafaria – Belém, é esperado que pare entre as 13h30 e as 18h30, e no sentido inverso, entre as 14 e as 18 horas. Finalmente, é calculado que os serviços de passageiros entre o cais do Barreiro e o Terreiro do Paço vão paralisar entre as 13h25 e as 17h55 e entre as 13h50 e as 18h20 no sentido inverso.

Agência de Notícias 

Comentários