Cultura - Teatro

Uma divertida comédia com um elenco de luxo, em Almada

Joaquim Nicolau, Marques D’Arede, Jorge Silva e André Gomes são alguns dos actores que encabeçam o elenco da mais recente criação da Companhia de Teatro de Almada: O teatro cómico, de Carlo Goldoni, com direcção do encenador italiano Mario Mattia Giorgetti. O espectáculo está em cena de 1 a 18 de Dezembro, na Sala Principal do Teatro Municipal de Almada.

Joaquim Nicolau "veste" a personagem principal 

Nesta comédia, Goldoni sintetiza aquela que viria a ser a sua contribuição para o estabelecimento da comédia nova, isto é, uma forma teatral que se emancipasse da antiga commedia dell’arte. A revolução impulsionada por Goldoni consistiu em conferir à comédia nova o estatuto de uma categoria literária: os textos passaram a ser fixados, e ditos por actores que se libertaram das máscaras e passaram a reivindicar a utilização dos teatros, em vez de palcos improvisados. Utilizando uma típica “companhia de cómicos” da época, Goldoni mostra-nos as tensões e conflitos que uma tal revolução implicou, dando o exemplo de um grupo de actores que ensaia uma obra dacomedia dell’arte (O pai rival de seu filho).
É justamente no seio deste grupo que surgem os conflitos entre os amantes do velho estilo, como o poeta Lelio (interpretado por Jorge Silva), e aqueles que defendem o estabelecimento da comédia nova, como é o caso de Horácio (aqui interpretado por André Gomes), cujas tiradas teóricas enquanto dirige os seus actores poderiam ser ipsis verbis as palavras do próprio Goldoni.

Temas que roçam a actualidade

Mas nem só de inovações estéticas nos fala esta peça. Ao entrarmos no dia-a-dia de uma trupe do século XVIII, deparamo-nos com temas comuns aos artistas de hoje: crise, desemprego, fome e uma sociedade em transformação - como se entre a época de Goldoni e os nossos dias não tivessem já decorrido três séculos.
Sobre a experiência de trabalhar com o mestre italiano Mario Mattia Giorgetti, o actor Joaquim Nicolau disse ter sido consideravelmente enriquecedora, “porque se trata afinal de um especialista da commedia dell'Arte e da máscara. Mas mesmo que não fosse, o simples facto de ser italiano coloca-o numa posição próxima desse teatro de que fala esta peça de Goldoni”.


Ficha Técnica
Cenário e figurinos Tiziana GAGLIARDI
Tradução José Colaço BARREIROS
Desenho de luz José Carlos NASCIMENTO
Assistente de encenação Monica SAVÀE Sara MONTEIRO (estagiária)
Estagiários e figurantes Bruno GALANTE| Fábio MARTINS| Gonçalo VENTURA| Tiago FILIPE

Intérpretes (por ordem de entrada em cena)
Eugénio e Brighella Joaquim NICOLAU, HorácioAndré GOMES, Plácida e Rosaura Maria FRADE,Pantaleão e Tonino Marques D’AREDE,Columbina e Vitória Sofia CORREIA, ArlequimPedro WALTER, Beatriz Luzia PARAMÉS,Anselmo e Doutor Celestino SILVA, Lelio, poetaJorge SILVA, Eleonora, cantora Manuela CASSOLA, Ponto, Lacaio João FARRAIA

Apoio Instituto Italiano de Cultura de Lisboa


SALA PRINCIPAL
1 a 18 DEZEMBRO 2011
Qui a Sáb às 21h30, Dom às 16h
Duração:cerca de 1h45m
M/12

Agência de Notícias 

Comentários