Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo ganha  prémio “Mais Tradição”

No inicio deste século, recuperou-se uma  das maiores tradições equestres do país; a romaria a cavalo entre a vila da Moita e a vila de Viana do Alentejo. Em tempos a romaria fazia-se quando os lavradores e agricultores se deslocavam com os seus animais ao Santuário de N. Sra. d'Aires para pedir protecção para o gado e boas colheitas. A Romaria a Cavalo realiza-se, no quarto fim-de-semana de Abril, entre a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita, e o Santuário de Nossa Senhora D’Aires, em Viana do Alentejo. A romaria é realizada pela antiga canada real, conhecida, igualmente, pela estrada dos espanhóis e que perfaz um total de 120 km. Esta romaria tem um carácter religioso. Este ano, os leitores da Revista Mais Alentejo distinguiu a iniciativa com o prémio “Mais tradição”.   
Romaria a cavalo premiada em Évora pela revista Mais Alentejo  



A Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, promovida pela Câmara da Moita, Câmara de Viana do Alentejo, Associação de Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo, foi distinguida com o prémio “Mais Tradição”, na 10ª Gala Prémios Mais Alentejo que decorreu, na noite de 4 de Novembro, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.
Para esta categoria – “Mais Tradição” – estavam nomeados a Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, a Confraria Gastronómica do Alentejo, Festas do Povo de Campo Maior, Ovibeja e Redondo – Ruas Floridas, tendo os leitores da Revista Mais Alentejo votado na Romaria a Cavalo.
De referir que, anualmente, a Revista Mais Alentejo atribui os Prémios Mais Alentejo com o intuito de galardoar personalidades, iniciativas e instituições com ligação ao Alentejo, nas mais diversas áreas.
A Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo é um dos maiores eventos equestres nacionais que voltou a realizar-se em 2001, depois de um interregno de mais de 70 anos, recuperando no tempo a tradição dos lavradores da Moita, que se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, para pedir protecção e boas colheitas.

Agência de Notícias 

Comentários