Município ganha candidatura


Palmela é a Cidade Europeia do Vinho 2012


A candidatura do município de Palmela foi a grande vencedora do Programa da RECEVIN “Cidade Europeia do Vinho 2012”, onde concorreram, igualmente, as cidades de Barcelos, Beja, Cantanhede, Cartaxo e Viana do Castelo. Depois de em 2009 ter conquistado o título a nível nacional, o município de Palmela foi, agora, eleita a primeira cidade europeia do vinho. E, com essa nomeação, a Região de Setúbal passa para a vanguarda europeia do vinho. Os eventos começam em Fevereiro de 2012.

 Vindimas festejam 50 anos em 2012 como... capital europeia do Vinho


Palmela foi eleita Cidade Europeia do Vinho 2012 pela RECEVIN, a Rede Europeia de Cidades do Vinho. O anúncio foi feito ontem à noite, em Vilafranca del Penedès (Espanha), onde o Conselho de Administração da RECEVIN se encontrava reunido para analisar as candidaturas apresentadas.
Este concurso, promovido anualmente, visa distinguir uma cidade símbolo do desenvolvimento vitivinícola, a nível europeu. Os sucessivos êxitos dos vinhos de Palmela e da região em certames nacionais e internacionais, o sucesso da experiência de parceria entre produtores, municípios e outros agentes económicos que a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal constitui, e ainda a proximidade da 50ª edição da Festa das Vindimas, [festa anual da vila de Palmela que ocorre no inicio de Setembro], foram os factores determinantes que levaram a Câmara de Palmela a apresentar a sua candidatura.
A Câmara de Palmela quer partilhar esta distinção com “todos os produtores da região que afirmaram nos últimos anos a alta qualidade dos nossos vinhos, mas também com todas as instituições, públicas, associativas e privadas que têm feito de Palmela o símbolo de uma região vitivinícola rica e diversificada, e em que o vinho constitui um eixo importante de desenvolvimento e de qualidade de vida”, diz o comunicado da autarquia.

Apresentação em Fevereiro
Evento trará prestígio à região 
Reunidos em Vilafranca del Penedès (Espanha), o Conselho de Administração da Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN) analisaram as seis candidaturas apresentadas, tendo Palmela sido a seleccionada. De fora ficaram os municípios de Barcelos, Beja, Cantanhede, Cartaxo e Viana do Castelo.
Ficou ainda decidido nesta reunião, que a “Cidade Europeia do Vinho 2013” será dirigido a cidades Italianas, em 2014 a cidades Espanholas e em 2015 a cidades Francesas.
No início de Fevereiro (em data a definir) realizar-se-á em Palmela, a Gala de apresentação ao País e à Europa do projecto “Palmela, Cidade Europeia do Vinho 2012”, bem como a reunião da Assembleia-geral da RECEVIN.





Um prestígio para toda a região 

 Diz a autarquia de Palmela que este “título de Cidade Europeia do Vinho 2012 constituirá um importante contributo para alargar a notoriedade e o prestígio dos vinhos de Palmela e da região”.
Antes da candidatura de Palmela ter ganho, Ana Teresa Vicente, presidente da autarquia, dizia que a “dimensão de Palmela como produtor de vinho justifica só por si a adesão a esta rede de cidades vitivinícolas que, por toda a Europa, partilham connosco uma identidade cultural ligada à produção de vinho”.
A presidente considera que “sempre tivemos bons vinhos mas agora temos muito bons vinhos”. Por isso, acreditou a autarca, “temos boas hipóteses, temos os nossos produtores connosco, as associações locais, as Câmaras da região e muitas instituições ligadas ou não ao sector. Temos uma boa candidatura, muitas iniciativas ligadas à promoção e valorização deste sector económico porque o objectivo é mesmo este: valorizar este sector”. E chegou para convencer a organização a escolher a vila de Palmela como capital do vinho europeu, em 2012.

Paulo Varanda, 2º à esquerda



Paulo Varanda assume Presidência da RECEVIN  
Na mesma reunião foi eleito Paulo Varanda [presidente da Câmara do Cartaxo] para conduzir o legado deixado por Paulo Caldas (que saiu por motivos profissionais) à frente (RECEVIN).
Recorde-se que Paulo Varanda é, também, o novo Presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho após a saída de Paulo Caldas que deixou a presidência da Câmara de Cartaxo e da AMPV pelos mesmos motivos.    



Paulo Jorge Oliveira 

Comentários