Palmela é a Cidade Europeia do Vinho 2012
A candidatura do município de Palmela foi a grande vencedora do Programa da RECEVIN “Cidade Europeia do Vinho 2012”, onde concorreram, igualmente, as cidades de Barcelos, Beja, Cantanhede, Cartaxo e Viana do Castelo. Depois de em 2009 ter conquistado o título a nível nacional, o município de Palmela foi, agora, eleita a primeira cidade europeia do vinho. E, com essa nomeação, a Região de Setúbal passa para a vanguarda europeia do vinho. Os eventos começam em Fevereiro de 2012.
Vindimas festejam 50 anos em 2012 como... capital europeia do Vinho |
Palmela foi eleita Cidade Europeia do Vinho 2012 pela RECEVIN, a Rede Europeia de Cidades do Vinho. O anúncio foi feito ontem à noite, em Vilafranca del Penedès (Espanha), onde o Conselho de Administração da RECEVIN se encontrava reunido para analisar as candidaturas apresentadas.
Este concurso, promovido anualmente, visa distinguir uma cidade símbolo do desenvolvimento vitivinícola, a nível europeu. Os sucessivos êxitos dos vinhos de Palmela e da região em certames nacionais e internacionais, o sucesso da experiência de parceria entre produtores, municípios e outros agentes económicos que a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal constitui, e ainda a proximidade da 50ª edição da Festa das Vindimas, [festa anual da vila de Palmela que ocorre no inicio de Setembro], foram os factores determinantes que levaram a Câmara de Palmela a apresentar a sua candidatura.
A Câmara de Palmela quer partilhar esta distinção com “todos os produtores da região que afirmaram nos últimos anos a alta qualidade dos nossos vinhos, mas também com todas as instituições, públicas, associativas e privadas que têm feito de Palmela o símbolo de uma região vitivinícola rica e diversificada, e em que o vinho constitui um eixo importante de desenvolvimento e de qualidade de vida”, diz o comunicado da autarquia.
Apresentação em Fevereiro
Evento trará prestígio à região |
Reunidos em Vilafranca del Penedès (Espanha), o Conselho de Administração da Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN) analisaram as seis candidaturas apresentadas, tendo Palmela sido a seleccionada. De fora ficaram os municípios de Barcelos, Beja, Cantanhede, Cartaxo e Viana do Castelo.
Ficou ainda decidido nesta reunião, que a “Cidade Europeia do Vinho 2013” será dirigido a cidades Italianas, em 2014 a cidades Espanholas e em 2015 a cidades Francesas.
No início de Fevereiro (em data a definir) realizar-se-á em Palmela, a Gala de apresentação ao País e à Europa do projecto “Palmela, Cidade Europeia do Vinho 2012”, bem como a reunião da Assembleia-geral da RECEVIN.
Um prestígio para toda a região
Antes da candidatura de Palmela ter ganho, Ana Teresa Vicente, presidente da autarquia, dizia que a “dimensão de Palmela como produtor de vinho justifica só por si a adesão a esta rede de cidades vitivinícolas que, por toda a Europa, partilham connosco uma identidade cultural ligada à produção de vinho”.
A presidente considera que “sempre tivemos bons vinhos mas agora temos muito bons vinhos”. Por isso, acreditou a autarca, “temos boas hipóteses, temos os nossos produtores connosco, as associações locais, as Câmaras da região e muitas instituições ligadas ou não ao sector. Temos uma boa candidatura, muitas iniciativas ligadas à promoção e valorização deste sector económico porque o objectivo é mesmo este: valorizar este sector”. E chegou para convencer a organização a escolher a vila de Palmela como capital do vinho europeu, em 2012.
Paulo Varanda, 2º à esquerda |
Na mesma reunião foi eleito Paulo Varanda [presidente da Câmara do Cartaxo] para conduzir o legado deixado por Paulo Caldas (que saiu por motivos profissionais) à frente (RECEVIN).
Recorde-se que Paulo Varanda é, também, o novo Presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho após a saída de Paulo Caldas que deixou a presidência da Câmara de Cartaxo e da AMPV pelos mesmos motivos.
Paulo Jorge Oliveira
Comentários
Enviar um comentário