Local: Alhos Vedros

Biblioteca  completa 18 anos

Durante todo o mês de Novembro, a Biblioteca Municipal de Alhos Vedros vai estar a comemorar os seus 18 anos de actividade em prol da promoção do livro e da leitura. E para assinalar esta data, a Câmara Municipal da Moita preparou um programa diversificado de iniciativas pensado para as diferentes faixas etárias dos frequentadores deste equipamento cultural.
Exposições, Horas do Conto, Cinema, “Serão na Biblioteca”, “Fado e Poesia”, “Biblioteca Fora D’Horas” são algumas das actividades previstas.











Programa do 18º aniversário da Biblioteca Municipal de Alhos Vedros

Dia 2, às 19:00h (Patente até 30 de Novembro)
Inauguração da exposição de pintura “Um Olhar sobre a Nossa Terra”,
de Paula Garcia
Paula Garcia nasceu em Alhos Vedros, em Março de 1966. Autodidacta, desde cedo, demonstrou interesse pelo desenho e pela pintura, tendo frequentado as aulas do Mestre Camarro, no Barreiro. No âmbito da licenciatura em Promoção Artística e Património, cursou História da Arte e Técnicas e Processos Artísticos, aprofundando os seus conhecimentos.

De 2 a 30 de Novembro
Mostra bibliográfica de “Alexandre Honrado”
Alexandre Honrado nasceu em Lisboa, a 1 de Novembro de 1960. Com mais de quatro dezenas de títulos publicados em Portugal e no estrangeiro, Alexandre Honrado é hoje considerado um autor de referência entre os mais jovens. Embora a maior parte da sua escrita seja de ficção (também para adultos), é ainda autor de manuais escolares, filmes, programas de televisão e dezenas de letras para canções. Várias vezes premiado, o autor gosta de destacar a atribuição do Prémio de Literatura Infantil Comemorativo do 60º Aniversário da Maternidade Alfredo da Costa ao seu livro “História Dentro de uma Garrafa”, por ter sido exactamente essa a maternidade onde nasceu.

Dias 22 e 29 de Novembro, às 10:00h,11:00h,14:00h e 15:00h
Maratona “Hora do Conto”
Esta iniciativa é dirigida aos alunos que frequentam o Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico do concelho. A ideia é escolherem um conto, uma fábula, uma lenda ou um poema e partilhá-lo na biblioteca.

Dia 23, às 14:00h
“Cinema para os Nossos Avós”
Exibição do Filme “ A Canção de Lisboa”,
Esta actividade, dirigida especialmente aos idosos do Lar Pedro Rodrigues da Costa, em Alhos Vedros, permite aos idosos o contacto com a biblioteca evitando o isolamento e a solidão.

Dia 24, às 9:30h e às 11:00h
Encontro com a Escritora Margarida Botelho – Apresentação do Livro “As Cozinheiras de Livros”
É um livro cozinhado entre dois mundos. É um projecto multidisciplinar que proporciona experiências interactivas com o público (alunos do 1º ciclo do Ensino Básico), com uma “viagem” entre literatura, cozinha, agricultura e ecologia.


Dia 24, às 21:30h
“Serão na Biblioteca”,
com os actores e contadores de histórias Miguel Sermão e Daniel Martinho
Miguel Sermão e Daniel Martinho, angolanos, actores e contadores de histórias, convidam a fazer uma viagem pela tradição oral onde a comunhão e o contacto visual são deveras acolhedores e reveladores das raízes que nos unem. Um espectáculo que, por vezes, terá acompanhamento sonoro de uma gaita-de-beiços.

Dia 25, às 21:30h
“Fado e Poesia”,
com Luís Morgado; Guitarra – Manuel Moreira; Viola – Adelino Marques e Carlos Fernandes
Poesia ao som de fado, numa atmosfera mágica é a sugestão para esta sexta-feira à noite.

Das 21:00h do dia 26 às 11:00h do dia 27
“Biblioteca Fora d’Horas”
Nesta edição da Biblioteca Fora d’Horas, antes de dormir, as crianças e jovens, com idades entre os 8 e os 12 anos, irão participar em diversas iniciativas de promoção do livro e da leitura. Os pais devem efectuar a inscrição prévia na biblioteca e preparar-lhes apenas a escova de dentes, o pijama e o saco cama.

Dia 30, às 15:00h
“Apagar as Velas”
São 18 anos a promover a leitura. Todos os leitores da biblioteca, dos miúdos aos graúdos, são convidados a soprar as 18 velas, com muita animação e algumas surpresas.

Agência de Notícias 

Comentários