Fado

Museu do Fado aberto 36 horas para assinalar veredicto da UNESCO

O Museu do Fado, em Lisboa, estará aberto ininterruptamente durante 36 horas, a partir das 10h do dia 26 de Novembro, para assinalar a classificação do Fado como Património Imaterial da Humanidade da UNESCO. A decisão é este fim-de-semana em Bali, Indonésia.

Museu aberto para acolher decisão da UNESCO 


A candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade, apresentada pela Câmara de Lisboa, através da EGEAC/Museu do Fado, será votada no VI Comité Inter-Governamental da Convenção da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), que se reúne de 22 a 29 deste mês em Bali, na Indonésia. O veredicto vai ser conhecido precisamente nesse fim-de-semana, entre os dias 26 e 27 de Novembro.


Silêncio que se vai cantar o fado... 

Para assinalar esta data o Museu do Fado, Casa-Mãe da Candidatura terá as suas portas abertas durante todo o fim-de-semana, das 10h de sábado 26 às 18h de domingo dia 27. Das actividades habituais que o museu oferece estão previstas visitas guiadas, participações de alunos da escola de guitarra portuguesa do museu, concertos e actuações espontâneas de fadistas.
Entre os nomes que se associam a esta iniciativa contam-se Ada de Castro, José Pracana, José da Câmara, Lina Rodrigues, Anita Guerreiro, Maria Armanda, Duarte, António Zambujo, Maria da Fé, Mário Pacheco, Lenita Gentil, Raquel Tavares entre outros.
Na noite de sábado serão apresentados dois concertos. Às 22h, Jorge Fernando e Fábia Rebordão e pelas 00h Ricardo Ribeiro e Carminho.
No dia 27 à noite, a partir do auditório do museu, será transmitido em directo o programa “Câmara Clara”, da RTP2, com apresentação de Paula Moura Pinheiro e a participação, entre outros, dos embaixadores da candidatura, Mariza e Carlos do Carmo.
A candidatura do Fado foi considerada pelo Comité de Sábios da UNESCO uma das sete melhor apresentadas, recomendando a sua aprovação e dando-a como exemplo aos candidatos vindouros.
Das 107 candidaturas apresentadas apenas foram consideradas e avaliadas 49, tendo sete, entre elas a portuguesa, merecido parecer muito positivo para integração na Lista do Património Imaterial da Humanidade, 17 tiveram recomendação positiva, 26 foram reencaminhadas para os respectivos países para mais detalhes e informações e cinco foram liminarmente recusadas.
Para seguir a reunião do VI Comité Inter-Governamental da Convenção da UNESCO via webcam, em directo de Bali, poderá clicar aqui.

Programa:
Dia 26:
10h00 - Visita Guiada à Exposição Permanente
10h00 - 13h00 - Actuações da Escola do Museu
Todo o dia e toda a noite - Fados e Guitarradas
22h00 - Concerto Jorge Fernando e Fábia Rebordão
00h00 - Concerto Ricardo Ribeiro e Carminho
Dia 27:
10h00 - Visita Guiada à Exposição Permanente
10h00 - 13h00 - Actuações da Escola do Museu
Todo o dia e toda a noite - Fados e Guitarradas
 
Agência de Notícias 

Comentários