Volkswagen Eos por mais dois anos na Autoeuropa


Volume de negócios de 2013 depende da casa mãe na Alemanha

A produção do modelo Eos da Volkswagen na Autoeuropa tem produção prevista para apenas mais dois anos, sem estar em cima da mesa a sua descontinuidade das linhas de produção da fábrica de Palmela. António de Melo Pires, diretor geral da Autoeuropa, não refere “a morte do Eos” mas entende que a vinda de um novo modelo para as fileiras da fábrica pode resolver os problemas existentes.

EOS vai ser construído por mais dois anos em Palmela

A Autoeuropa ainda não lançou os dados de previsão de produção para o ano de 2013 mas prevê-se um volume “relativamente” bom durante todo o ano, prossegue António de Melo Pires. De acordo com os dados de produção até Setembro de 2012, o Volkswagen Eos foi o modelo que mais contribuiu para quebra produtiva de 11,8 por cento face a 2011, registando uma queda de 48 por cento.
“Os problemas de excesso de mão de obra e de capacidade produtiva na Autoeuropa são invertidos com a vinda de um novo modelo para a fábrica”, afirma António de Melo Pires. Cerca de 200 trabalhadores da fábrica de Palmela estão na Alemanha a laborar noutras unidades da Volkswagen, solução encontrada pela administração para salvaguardar os postos de trabalho.
 O diretor geral da Autoeuropa considera que os trabalhadores não podem perder o poder de compra, mas recusa falar de aumentos devido à “situação complicada que se vive”. “Já se sabia que 2012 ia ser um ano extremamente difícil por a crise no setor automóvel ter sido instalada em 2011”, adianta. Em 2013, o volume de produção ainda não está definido, estando dependente do programa de encomendas por parte da casa mãe, na Alemanha.
 A prospeção dos modelos produzidos na Autoeuropa para novos mercados internacionais está em cima da mesa, apesar do director geral da empresa focar as suas preocupações no reforço dos mercados existentes. “A exportação elevada para o mercado chinês não compensa as perdas no mercado europeu”, alega o homem forte da Autoeuropa, que admite estar para breve a divulgação das perspetivas de produção para 2013.

Agência de Notícias

Comentários