Uma acção por um sorriso…

Uma Luz na Austeridade por Ana Esperança
Uma acção por um sorriso…

Numa semana marcada por notícias trágicas, torna-se difícil encontrar uma bóia de salvação á qual nos possamos agarrar e acreditar num salvamento possível. No entanto, tal como nós, existem pessoas cujo único sentido da vida é fazer sorrir os outros, para quem a felicidade pessoal é obtida através da felicidade do próximo.


Tendo como único objectivo "mudar pequenos mundos através de pequenas acções", um “benfeitor” anda a espalhar por Lisboa algumas surpresas para peões e condutores.
Recados em locais públicos onde se lê "estás muito bonita", etiquetas nas teclas do multibanco que oferecem "2 beijos" ou "20 abraços" e semáforos transformados em corações, são alguns exemplos disso mesmo.
Esta acção, inspirada no mundo fantástico de Amélie Poulain, a jovem francesa que gostava de fazer pequenas surpresas para tornar as pessoas à sua volta mais felizes, chegou a Lisboa para ficar e já ganhou inúmeros fãs e apoiantes.
Por detrás do Projecto Amelie está Martim Dornellas, lisboeta de 37 anos, que se inspirou na personagem francesa, no grupo de movimentos espontâneos "Improvement Everywhere" e no Zé Frank ChillOut Song (projecto de um artista que compôs uma música a partir da contribuição de várias vozes e "ofereceu" o resultado final a uma mulher que lhe confessou, por email, sentir-se sozinha e triste na nova cidade onde vivia).
O artista Zé Frank conseguiu envolver toda uma comunidade em torno do objectivo de ajudar uma pessoa. Martim acha “isto maravilhoso” e acredita que se um dia fizesse algo tão simples e ao mesmo tempo tão poderoso como o ChillOut Song poderia sentar-se “numa cadeira com um sorriso orgulhoso o resto dos meus dias".
E talvez este sonho não esteja assim tão longe. Este projecto está chegar a cada vez mais pessoas e as reacções têm surpreendido o autor. No Facebook, o projecto conta já com quase dois mil seguidores e há cada vez mais gente a partilhar na página fotos das intervenções deste "benfeitor" urbano.
Completamente espantado com este feedback positivo, o autor confessa nunca ter imaginado que ganhasse tanta força e que, de repente, houvesse tanto interesse à volta de uns autocolantes ou posters que apelam apenas ao sorriso, mas “é realmente gratificante".
A acção que mais impacto causou até agora, foi a que transformou as luzes vermelhas dos semáforos em corações. Os primeiros foram colados pelo Projecto Amelie mas alguém gostou tanto da ideia que começou a espalhar os corações pela cidade inteira. Sendo o objectivo do projecto impactar pessoas, este foi de facto o que mais impressionou.
Outra acção que teve grande impacto, sobretudo ao nível da comunidade do Facebook, foi a intervenção nas placas de indicação da saída da A5 para Monsanto onde, graças à "magia" de Martim, se pode ler "Alcântara" e, por baixo, "Ajuda-nos", sendo que a parte do "-nos" foi acrescentada em papel autocolante.
Este projecto não tem data para terminar. Enquanto achar que consegue surpreender as pessoas, Martim vai continuar a reunir ideias contando com as "contribuições dos outros". No futuro, este "sócia" português da Amélie espera ampliar o conceito e fazer um projecto semelhante mas "com a colaboração de muita gente". Quanto a quem passeia por Lisboa e pelas redes sociais, vale a pena estar atento porque as surpresas – e os sorrisos – podem estar onde menos se espera.


Emprego: Também com o objectivo de fazer sorrir alguém, numa zona devastada pelo desemprego, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António lançou um programa que combina a inserção profissional de desempregados do concelho com a recuperação de alguns bairros do município.
A medida envolve a contratação de 14 homens que se encontravam em situação de desemprego e a receber quer subsídio, quer rendimento social de inserção.
Os contratados podem executar trabalhos ligados às suas anteriores actividades – como pedreiros, serventes, carpinteiros, pintores, electricistas ou canalizadores –, com vista à recuperação das zonas mais degradadas da cidade. Um dos objectivos é incentivá-los também a desenvolver competências para, no futuro, criarem o seu próprio emprego.


Mudamos? Partilhe esta ideia: Está prestes a nascer o portal Portugal na Ideia, com o objectivo de mostrar ao mundo todos os produtos das empresas portuguesas, desde que incorporem mão-de-obra e/ou matérias-primas nacionais.
Para já, o projecto está em fase de angariação de aderentes, pessoas que ambicionem dar a conhecer o que de melhor se faz no nosso país. Esta plataforma deverá ser lançada durante o primeiro semestre deste ano e permitirá aos interessados concretizar a vontade de adquirir bens nacionais. Além disso, vai também revelar um pouco da alma das empresas portuguesas aderentes, da sua actividade, dos seus produtos e da influência que exercem na economia e no emprego ao nível da região em que se inserem e no contexto mais global do país.
Com o olhar num futuro melhor e de sorriso esperançado, desejo a todos os leitores: boa semana e boas notícias!


 Ana Esperança
Pinhal Novo
Nos dias que correm as palavras de ordem são austeridade, crise e contenção…
Pois bem, caros leitores, é minha intenção nestas breves linhas dar-vos conta das boas notícias de que os canais de televisão não falam e as páginas do jornal apenas mencionam em letras tão pequenas que nem damos por elas. Chamemos-lhe “uma luz na austeridade”.

Comentários