Amora celebra 28 anos de elevação a cidade com atividades para toda a família

Celebração une autarquia e movimento associativo

Em Junho de 1989, a Assembleia da República decidia elevar a vila de Amora [no concelho do Seixal] para cidade. Porém, a decisão só viria a ser concretizada quatro anos depois. Agora, para celebrar o 28.º aniversário desta data histórica, a Junta de Freguesia de Amora preparou um mês cheio de atividades, incluindo aulas abertas de várias modalidades, teatro, exposições e mercados de rua. O executivo da Junta de Freguesia de Amora desafiou o movimento associativo da cidade para participar nas "dinâmicas culturais e desportivas que, durante cerca de três semanas, vão dar mais cor e animação aos espaços públicos". 
Amora comemora 28 anos como cidade 

No ano passado, a data foi celebrada maioritariamente de forma digital. Desta vez, as celebrações voltam à rua, com todos os cuidados exigidos pela pandemia. Durante cerca de três semanas, vai poder participar em várias dinâmicas e atividades culturais e desportivas, que vão servir para animar esta cidade no concelho do Seixal.
A Junta de Freguesia de Amora lançou o desafio aos vários movimentos associativos do concelho para "criarem um programa eclético e que devolva a vida aos espaços e dinâmica à freguesia". O objetivo é, explica a junta de freguesia, "que este mês reflita a multiplicidade cultural e geracional do Seixal". 
O movimento associativo foi um dos grandes prejudicados com os confinamentos, obrigando a que muitas atividades tivessem de ser efetuadas online ou mesmo canceladas por tempo indeterminado” afirmou Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora. 
“Sabemos que o regresso está a ser feito com muita ponderação, precaução e preocupação por parte das direções dos clubes e, por isso, considerámos essencial que tivessem uma vez mais na autarquia um facilitador deste regresso”, disse o autarca. 
Assim, o desafio foi lançado às várias coletividades da freguesia e desta união, resultou um programa eclético, que pretende devolver vida aos espaços, alegria à população e dinâmica aos clubes e associações.
“A preocupação foi que a oferta fosse de encontro à multiplicidade cultural e geracional que temos no território e que tudo decorra dentro das normas máximas de segurança, esperando nesse aspeto a colaboração da população para o cumprir das regras que se tornaram básicas e rotineiras na nossa vida: como o distanciamento social, evitar ajuntamentos e o uso obrigatório de máscara”, reforça Manuel Araújo, presidente da Junta da Amora. 
Um dos momentos icónicos das comemorações será o início da pintura do mural In Memorium, que será assinado pelo artista Paulo Carreira.
“Temos uma tela em branco que é, igualmente, um dos locais de maior passagem da freguesia, e é um muro que precisa ser dignificado, também, por ser o muro do cemitério paroquial. Por isso, lançámos o desafio ao artista Paulo Carreira para ali eternizar as valiosíssimas memórias históricas que constituem a herança patrimonial material e imaterial da Amora e marcarmos, desta forma, o 28º aniversário da cidade”, avança o presidente da Junta de Freguesia de Amora.
Além do aniversário, o mês de maio vai servir para assinalar o Mês da África, com diversas iniciativas culturais, e o Maio Património, um evento organizado pela Câmara do Seixal. Conheça os destaques do evento do 28.º aniversário de Amora.

Programação 
14 de Maio, sexta-feira
16h30  - Inauguração da exposição “Amora: Cidade com História”, do Grupo Coisas & Lousas.
19 horas - Aula aberta de danças africanas, dinamizada por Afro Dance Workout.
20 horas  - Aula aberta de capoeira, organizada pelo CCD Paivas.

15 de Maio, sábado
10 até às 18 horas - Mercado a.ti.tu.do, que vai ter bancas relacionadas com o artesanato, a alimentação, produtos vintage e também regionais na Marginal de Amora.
10 até às 18 horas - Comemorações do Dia da Família, com jogos tradicionais, aulas de yoga, concurso de talentos e medical luohan chi king. Estas celebrações são organizadas pelo Associação para o Desenvolvimento Sociocultural de Belverde no Parque do Fanqueiro.
16 até às 19 horas - Oficina de Poesia a partir de Provérbios, com Zetho Cunha Gonçalves, no Grupo Desportivo da Quinta da Princesa.

16 de Maio, domingo
10 até às 18 horas - Mercado a.ti.tu.do, que vai ter bancas relacionadas com o artesanato, a alimentação, produtos vintage e também regionais na Marginal de Amora.
9 horas - 39°. Jove Maio do Fanqueiro, dinamizado pelo CDR Águias Unidas.

18 de Maio, terça
16h30 até às 17h30  - Concerto do Dia Internacional dos Museus com o Pólo do Seixal da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional no Coreto de Amora.
22 de maio, sábado
11h30 até às 16h30 - Espetáculo de teatro infantil “O Farol”, dinamizado pelo Animateatro.
15h30  - Apresentação Pública do Projeto “Histórias & Memórias Fotográficas”, dinamizado pelo Ecomuseu e Câmara Municipal do Seixal na Sociedade Filarmónica Operária Amorense (SFOA).
16 até às 19 horas — Oficina de escrita de Paulo Cardoso no Grupo Desportivo e Recreativo da Quinta da Princesa.
17 horas -  Sessão Solene do 28.º Aniversário da Cidade de Amora, com concerto da Banda da SFOA.
29 de maio, sábado
9 horas - Mercado Tradicional do Fanqueiro.


Comentários