Câmara da Moita promove recolha de óleos usados

Cresce os locais de recolha de óleos alimentares 

Estão disponíveis, no concelho da Moita, diversos locais para depósito de óleos alimentares usados. Coletividades, instalações da Câmara Municipal, mercados municipais e hipermercados são alguns dos locais disponíveis em todas as freguesias do concelho. É fundamental que os oleos sejam depositados seletivamente em contentores adequados para o efeito – oleões, para posteriormente serem valorizados, por exemplo através da produção de biodiesel. "Por isso, não deite o óleo alimentar usado nos contentores do lixo, nem na rede de drenagem de águas residuais domésticas, mas sim nos oleões", sublinha a autarquia em comunicado. 
Moita promove pontos de entrega de óleos alimentares usados 

Os óleos alimentares usados (OAU) são um resíduo com inúmeros problemas ambientais. O seu depósito inadequado gera efeitos prejudiciais para o ambiente, dificultando o tratamento das águas residuais, poluindo os sistemas aquáticos, entupindo canos e gerando maus odores.
Das várias opções de gestão de OAU, salienta-se a sua valorização energética através de processos químicos que convertem os resíduos em biodiesel, um combustível similar e alternativo ao gasóleo, mas com inúmeras vantagens em relação a este: lubrifica melhor os motores em relação ao diesel, prolongando assim o seu tempo de vida, e é altamente biodegradável, o que permite reduzir significativamente as emissões de CO2.
Recorde-se que a Câmara Municipal celebrou, em 2013, um protocolo de colaboração com a S.energia – Agência Regional de Energia para os Concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete para implementação de projetos-piloto na recolha e reconversão local de Óleos Alimentares Usados, no âmbito do projeto europeu Recoil – Promoção da Reciclagem de Óleo Alimentar Usado para a Promoção Sustentável de Biodiesel.
Consulte aqui, quais os locais do concelho onde pode depositar os óleos usados.

Comentários