Meros Desabafos por Beatriz Moreira da Silva

O homem da minha vida 

Alto e esbelto. Sempre me lembro de o ver assim. Em pequena abraçava-lhe as pernas, pois não chegava mais além desta meta. Hoje, adulta, não julguem que atingi a sua altura, mas já lhe abraço o coração. Aquele abraço de ternura que tudo cura. Abraço aconchegado por eu ser pequenina e ele, um homem de ombros largos, bem feito e bem formado. É aquele abraço que me cobre por completo, com um leve aperto. Aquele abraço de sinceridade.


O meu sonho sempre foi ser como ele, o que certamente ninguém lhe ultrapassa, não em altura, mas em personalidade. Ao menos tenho os seus olhos claros e a pele branca que até espanta qualquer raiode sol. Não é verdade meu querido avô?
Homem com “H” maiúsculo que fez de uma terra minúscula uma grande cidade – a minha doce Ribeira Grande. Lembro-me perfeitamente daquele computador ou um “televisor” onde ele escrevia. Se soubessem o orgulho que sentia, pois afinal não era qualquer avô que se adaptava às novas realidades. Hoje sinto-me radiante quando, de vez enquanto, ele me chama para confirmar e alto está “bem escrito”, se “soa” bem. Na realidade, nenhum de nós somos ícones da escrita – nem eu lhe dava um prémio só por ter escrito em torno do seu eterno amor, clube de futebol que nem vale a pena eu referir por eu ser exatamente sua adversária – mas escrevemos com extremo sentimento, o que faz de nós pessoas cobertas de sinceridade.
É quase certo que ele, neste preciso momento, esteja já em banho de lágrimas, eu bem sei como ele é. Até aposto que, se lhe telefonar, quase nem irá conseguir falar e isso, precisamente isso, é o que faz de mim igual a ele. Expressamos com faces incertas, quase incógnitas para quem não nos conhece, mas depois transbordamos uma turbulência de ideias, recheadas de visões e cobertas por emoções. Esta “receita” que transbordamos, não passa da nossa essência que tanto falamos.


Beatriz Moreira da Silva 
Ribeira Grande
Académica da Escola Superior de Educação de Castelo Branco

Outros textos da autora 

Comentários