Sesimbra divulga benefícios da maçã camoesa

“Esta maçã tem características únicas e benéficas para quem a consome”

A Moagem de Sampaio recebe, no dia 6 de Outubro, domingo, das 9 às 17.30 horas, a 1.ª Mostra de Maçã Camoesa ou Férrea Azóia – Variedade Tradicional da Região de Sesimbra, que tem como objetivo divulgar este fruto junto do público em geral. Produzida na freguesia do Castelo, a Maçã Camoesa distingue-se pela mancha avermelhada na face de maior incidência do sol e tem características únicas que a autarquia de Sesimbra quer divulgar. 

Maçã camoesa é uma espécie original de Sesimbra 

“Dar a conhecer e criar apetências às pessoas para consumirem a maçã camoesa” é o objetivo de uma mostra que vai reunir produtores deste fruto no próximo domingo, na Moagem de Sampaio, no concelho de Sesimbra. O vereador José Polido garante que a maçã camoesa tem “excelentes características para a saúde, é anti–cancerígeno e recomendado para quem tem osteoporose”.
Também o presidente da Junta de Freguesia do Castelo, Francisco Jesus, afirma que “esta maçã tem características únicas e benéficas para quem a consome”. A divulgação desta maçã insere-se numa estratégia que a freguesia tem para “promover os pequenos produtores, valorizar e mostrar a qualidade dos produtos regionais”, realça Francisco Jesus, adiantando que este produto já tem “marca registada”. Este fruto foi colhido no mês de Setembro, mas pode ser consumido durante todo o Inverno.
Esta maçã é originária da freguesia do Castelo, onde “só existia um produtor” e a tradição de plantar a maçã foi-se perdendo no tempo. Há cinco anos, a autarquia local “incentivou algumas pessoas a plantarem este fruto, para haver uma recuperação da maçã camoesa, também conhecida como Férrea Azóia”. A macieira demora cinco anos a crescer e dar frutos, mas atualmente existem “cinco produtores na região”, diz o autarca.
Em 2012, a Câmara Municipal de Sesimbra registou-a no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, passando a ter o direito exclusivo da marca.

Mostra para promover a maçã e os seus benefícios ~
Autarquia quer promover a potencialidade da camoesa 
O vereador das atividades económicas do município de Sesimbra considera que “esta não é uma iniciativa onde se venda massivamente”, mas espera que as pessoas provem e gostem. José Polido espera que os produtores aproveitem a oportunidade para “fazer alguns contactos que lhe permitam vender uma maior quantidade de produto futuramente”.
Este é um fruto típico da região e com características próprias. “Esta maçã é muito consistente e tem um alto teor em ferro”, conta o vereador. A maçã camoesa diferencia-se das restantes pela mancha avermelhada que apresenta na face mais exposta ao sol e pela sua polpa ácida.
A iniciativa conta com a participação de vários produtores de Maçã Camoesa, e de uma doceira, que vai apresentar doçaria à base deste fruto, e será complementada com a apresentação de um estudo sobre os compostos fenólicos presentes em maçãs, elaborado por Pedro Franco.
A 1.ª Mostra de Maçã Camoesa é organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra e Junta de Freguesia do Castelo e Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo.

Agência de Notícias

Comentários