Arte de rua embeleza obras do Alegro Setúbal

13 artistas especializados em arte de rua pintam estaleiro da Alegro

O local das obras do futuro Centro Comercial Alegro de Setúbal foi decorado, durante o fim de semana, com a pintura de três painéis criados por street artists portugueses. Os painéis, com nove metros de comprimento por três de largura, embelezam o estaleiro das obras do espaço comercial com imagens inspiradas na Serra da Arrábida, bem como na fauna e flora que caracterizam o concelho de Setúbal. A iniciativa, integrada no projeto “Art in Progress”, desenvolvido pela Câmara de Setúbal e o Alegro, com o apoio da Galeria de Arte Urbana, contou com o envolvimento de mais de uma dezena de artistas oriundos de vários pontos do País.

Artistas de Rua pintam arte nos estaleiros da Alegro Setúbal 

Um projeto de arte urbana, que levou 13 street artists a pintar três painéis no Alegro, deu início a uma atividade de longa duração que pretende "começar a criar uma ligação emocional entre o centro comercial e os setubalenses". Telmo Ferreira, diretor de Exploração e Marketing da Immochan, explica que esta iniciativa mostra "o que a marca significa" para Setúbal, já que "pode e deve ser mais" do que um centro comercial, querendo ser "um espaço para se estar e visitar e onde as pessoas podem ir sem ser só para comprar", diz o responsável da Alegro.

Painéis marcam “compromisso com Setúbal”
Para Telmo Ferreira esta iniciativa assenta num "eixo estratégico" da marca, na qual "já tem trabalho feito" e que "faz todo o sentido" implementar em Setúbal, que também tem um "forte contexto cultural". São "peças de um puzzle que se montam", conclui. Assim, os três painéis que se pintaram vão integrar futuramente a arquitetura do Alegro e é a primeira etapa de um projeto que, ao longo de 14 meses, vai criar outros projetos artísticos que "marcam um compromisso com Setúbal".
 O "Arte em toda a parte", que reflete a mesma estratégia do Alegro de Alfragide ou de Castelo Branco, assenta "em dois pilares de ação". Telmo Ferreira refere que o primeiro é o envolvimento da sociedade civil, num processo de coprodução, e o segundo é que "tudo o que nasça daqui seja parte integrante do centro comercial". Assim, a marca acredita que este é "um projeto de referência" e um sinal de que "acredita no potencial da cidade".

"Sensibilização para a arte urbana”
Projecto sensibiliza para valorização da arte urbana 
Desenvolvida em parceria entre a Immochan, a Galeria de Arte Urbana (GAU) da Câmara de Lisboa e a Câmara de Setúbal, esta primeira etapa do "Arte em toda a parte" junta street artists conceituados com jovens artistas locais, num processo que é igualmente de "aprendizagem".
Sílvia Câmara, da GAU, que faz a curadoria do projeto, revela que este foi um "trabalho de equipa fácil", referindo que o objetivo passa também pela "sensibilização para a arte urbana, desconstruindo preconceitos que a reduzem normalmente ao vandalismo". Além disso, a opção por implementar este projeto em Setúbal também se justifica pela "tradição que a região tem em artistas desta área, como Alexandre Farto, um dos mais reconhecidos street artists da atualidade", que é do Seixal.


Agência de Notícias

Comentários