Alcochete assinala 1.º Aniversário da Loja Social

População aderiu ao conceito da Loja do Mercado

A Autarquia de Alcochete assinala hoje, 24 de Outubro, às 18 horas, o 1.º Aniversário da Loja do Mercado – Projecto Solidário com uma apresentação de alguns dos principais momentos que estiveram em destaque neste primeiro ano de funcionamento, que terá lugar na Galeria Municipal dos Paços do Concelho. 

Loja do Mercado, em Alcochete, comemora um ano de atividade 

Vão também ser apresentados os resultados da Loja do Mercado neste seu primeiro ano de funcionamento, durante o qual registou a presença de 945 clientes, dos quais 423 com isenção.
Destaque ainda para o envolvimento da comunidade local que contribuiu com a doação de 13 mil 148 bens, quer ao nível de voluntariado regular quer pontual.
Situado na Rua do Mercado, em Alcochete, este banco de bens está aberto a toda a população de modo a possibilitar o acesso, gratuito ou através de um custo solidário, a vários bens, doados por particulares ou empresas. A Loja do Mercado está aberta ao público à terça-feira, das 9h30 às 12h30 e à quinta-feira, das 14h30 às 17h30.

“A Loja é um exemplo de que as parcerias e a Rede Social de Alcochete funcionam”
Há um ano, na inauguração, Luís Miguel Franco, presidente da autarquia, destacou a vertente solidária do projecto da Loja do Mercado, que é “um conceito aberto à participação da sociedade civil, à sua solidariedade, ao seu altruísmo e à sua filantropia”, valores que, segundo o autarca, no entanto, correm o risco se esgotar “porque aqueles que ainda podem ajudar, podem também estar sujeitos, num futuro não muito distante, a fragilidades sociais que os direcionem para estas vias do apoio social”.
Para a presidente da Direcção da CERCIMA, “a Loja é um exemplo de que as parcerias e a Rede Social de Alcochete funcionam”. Cristina Dias destacou em particular o envolvimento da Autarquia, do Freeport, do Centro de Emprego de Montijo e do Centro Comunitário Cais do Sal, que é um serviço da CERCIMA que já desenvolve a actividade no concelho de Alcochete, para a concretização do projecto da loja social.
“A Loja do Mercado não é para pobres, não é uma loja que as pessoas tenham vergonha de ir para comprar brinquedos para os filhos no Natal, roupas ou artigos de puericultura”, referiu a responsável, sublinhando que o objectivo é que seja “um projecto com futuro”. Um ano depois, a Loja Social de Alcochete é uma “loja de marca” naquela vila ribeirinha.


Agência de Notícias

Comentários