Seixal comemora 30 anos da Seixalíada

Programa desportivo diversificado para toda a semana

A 30ª edição da Seixalíada oferece esta semana um vasto programa desportivo que contempla torneios, convívios, aulas abertas e demonstrações, a decorrer em vários locais do concelho do Seixal. A exposição comemorativa onde se destacam, em períodos temporais, os acontecimentos mais importantes desta iniciativa, pode ser visitada até 30 de Setembro, no RioSul Shopping.

Centenas de jovens entram em competição na 30ª Seixalíada 

A iniciativa, a decorrer até ao dia 19 de Outubro, este ano sob o lema “União e Paixão”, apresenta um calendário com cerca de 70 modalidades, que vão realizar-se em coletividades, escolas e pavilhões escolares, equipamentos e espaços públicos de todas as freguesias do concelho do Seixal. Existem modalidades individuais e coletivas, desportos radicais e náuticos, artes marciais, jogos tradicionais e de mesa.
Podem participar nas atividades praticantes populares ou federados, consoante as regras oficiais de cada modalidade, quer em representação de clube ou equipas, quer em representações individuais e/ou grupos informais.
“O objetivo essencial é promover o acesso ao Desporto para Todos, permitindo a prática de atividade física ao máximo número de pessoas”, disse fonte da Câmara do Seixal ao ADN.
As inscrições são gratuitas e feitas em impresso próprio, à disposição nas coletividades que organizam as respetivas modalidades, nas juntas de freguesia, na Divisão de Atividades Desportivas, nas Piscinas Municipais de Amora e Corroios, no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho e no site do evento.

A origem...
A Seixalíada, que teve a sua 1.ª edição no ano 1982, tem como objetivo movimentar o maior número possível de atletas federados e não federados de todos os escalões etários, sensibilizar a generalidade da população para os benefícios da prática regular do desporto, valorizar os ideais da ética desportiva e reforçar a integração social de todos os munícipes.
A iniciativa é organizada pela Câmara do Seixal, movimento associativo, e conta com o envolvimento das escolas e autarquias do concelho.

30 anos em exposição
Para assinalar as 30 edições da Seixalíada foi criada uma exposição onde se destacam, em períodos temporais, os acontecimentos mais importantes desta iniciativa.
São 33 painéis que retratam a história deste grande evento desportivo, marco indiscutível da integração desportiva e da democratização do desporto popular. São imagens que mostram os rostos que fizeram esta iniciativa, onde os visitantes poderão recordar alguns dos principais momentos da Seixalíada.
A mostra que esteve presente nas festas populares do concelho e na Festa do Avante,  vai estar patente  até 30 de Setembro, no RioSul Shopping, e no E’Leclerc, de 1 a 7 de Outubro.


Agência de Notícias 

Comentários