Montijo reduz Imposto Municipal de Imóveis

Câmara baixa IMI e prescinde de 1 por cento do IRS a favor do munícipes

A Câmara Municipal do Montijo deliberou fixar as Taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 0,75 e 0,45 por cento, não aplicando as taxas máximas previstas na lei (0,8 e 0,5 por cento). A proposta foi aprovada com os votos favoráveis do PS e do PSD e o voto contra do vereador da CDU. 

Munícipes de Montijo vão pagar menos IMI para o ano 

Assim, a taxa de IMI para prédios urbanos, cujo valor tributável é encontrado por via da correção monetária ponderada, foi fixada em 0,75 por cento. Para os prédios urbanos avaliados nos termos do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (CIMI) foi estipulada a taxa de 0,45 por cento.
“Esta decisão representa um decréscimo de 0,05 por cento em cada uma das taxas, correspondendo a uma variação negativa de aproximadamente um milhão de euros  
no valor arrecadado”, diz a presidente da Câmara de Montijo, Maria Amélia Antunes.
Com esta redução, a autarquia estima que a receita de 2013 relativa a este imposto ascenderá aos 7 milhões e 666 mil euros ao invés dos 8 milhões 506 mil euros, caso fossem aplicadas as taxas máximas.
Na sua declaração de voto, a presidente da Câmara Municipal do Montijo esclareceu que esta decisão está relacionada com “a forte penalização imposta as famílias pela atual conjuntura económica” dando também continuidade, diz Maria Amélia Antunes, “à política fiscal que tem vindo a ser seguida pelo município e que visa combater a desastrosa política do governo que tem conduzido ao sucessivo empobrecimento da população”.

Câmara prescinde de 1 por cento de IRS para os munícipes
Autarquia prescinde também de 1 por cento da recolha do IRS
Recorde-se, que a Câmara já aprovou a devolução em 1 por cento valor do IRS a que o município tem direito, que reverte diretamente a favor dos munícipes, e também a isenção do pagamento da Derrama por parte das pequenas e médias empresas, com sede no concelho, cujo volume de negócios não ultrapassa os 150 mil euros.  
A presidente esclareceu, também, que “sendo o IMI uma das principais fontes de receita do município, uma redução mais elevada das taxas colocaria em causa a continuidade dos compromissos assumidos, bem como o desenvolvimento das políticas sociais e de investimento previstas pela Câmara”.
PS e PSD aprovaram, por maioria, a redução do IMI. Apenas o único deputado comunista votou contra a redução de imposto municipal.

Agência de Notícias

 

Comentários