Metro de Lisboa aberto ao transporte de bicicletas

Bicicletas no metro de Lisboa a qualquer hora do dia


As bicicletas já podem ser transportadas no Metro de Lisboa a qualquer hora do dia, sem as habituais restrições que impediam os ciclistas de viajarem naquele transporte acompanhados pelos seus velocípedes nas horas de ponta. 
 
Metro de Lisboa passa a transportar bicicletas a qualquer hora 

O anúncio foi feito por um porta-voz do Ministério da Economia, citado pelo portal Pedais.pt, que avançou também que, a partir de Janeiro do próximo ano, vai passar a ser igualmente permitido o transporte de bicicletas nos comboios Intercidades e na Linha do Minho e do Douro.
A juntar a este combate a "importantes constrangimentos há muito identificados", no que diz respeito à mobilidade dos ciclistas, foi ainda decidida a criação de "500 novos lugares para bicicletas junto às estações da REFER", empresa responsável pela exploração da rede ferroviária nacional.
A divulgação destas medidas surge no seguimento das acusações da MUBi (Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta) ao governo, de não ter avançado com nenhuma das ações previstas no Plano de Promoção da Bicicleta e Outros Modos Suaves 2013-2020 (ciclAndo), cuja concretização devia ter arrancado no início deste ano.
"No momento de dificuldades económicas e sociais que o país atravessa, em que a insustentabilidade de determinadas opções se tornou evidente, aumentar a percentagem de utilização de meios de transporte mais sustentáveis é uma medida a tomar com carácter de urgência", refere a MUBi em comunicado.
 
Governo estuda mais medidas
O executivo lembrou que esse mesmo plano "foi lançado pelo anterior governo, prevendo investimentos de 40 milhões de euros". Segundo o mesmo, "algumas das medidas já foram concretizadas e outras serão ainda lançadas", até porque, no final do ano passado, o" governo constituiu um Grupo de Trabalho para a Carta da Mobilidade Ligeira onde esse trabalho foi analisado e incorporado com medidas de curto, médio e longo prazo".
“Nas próximas semanas o grupo que trabalhou a Carta para a Mobilidade Ligeira apresentará as suas conclusões ao secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro", acrescentou fonte do gabinete do ministro da Economia.


Agência de Notícias 

Comentários