Leilão de beneficência ambiental em Azeitão

Dinheiro serve para pagar estudo de impacte ambiental no Portinho da Arrábida 


Quem nos roubou a areia? Dois anos após lançar este grito de alerta, o Clube da Arrábida realiza no próximo Sábado dia 28 de Setembro na Quinta Velha em Azeitão um jantar/leilão de beneficência ambiental cuja receita reverte integralmente a favor de um estudo de impacto sobre o enorme desassoreamento que já fez desaparecer grande parto do areal do Portinho da Arrábida. O leilão dirigido por Miguel Cabral Moncada, levará à praça perante uma sala completamente esgotada as fotografias da exposição “Portinho da Arrábida, 100 anos de memórias”. 

Leilão de beneficência pela Arrábida realiza-se amanhã em Azeitão 

“Este é em dúvida grande motivo de orgulho para o Clube da Arrábida (CA) e seus associados, que após o sucesso da exposição que atraiu o número record de 3500 visitantes entre a inauguração a 6 de Julho e o seu fecho a 31 de Agosto, vêem agora a possibilidade de obter uma receita considerável para financiar o tão desejado e necessário estudo de impacto ambiental sobre o desassoreamento do Portinho da Arrábida e seu enchimento com areia”, dizem os responsáveis do evento.
Ao tomar a iniciativa de organizar este leilão, “o CA mostra uma vez mais a indiscutível liderança que tem desempenhado no alerta e defesa ambiental da Arrábida, substituindo-se de forma clara ao papel que deveria ser assumido pelas entidades oficiais com tutela sobre a gestão da Arrábida assim como as associações ambientais de primeira linha”, dizem os responsáveis do CA.
Ainda de acordo com o CA, “lastimavelmente em plena candidatura da Arrábida a património da humanidade e com amplo conhecimento de causa por parte de instituições e organismos oficiais, a Arrábida continua votada ao mais profundo abandono, correndo inclusive risco de ver desaparecerem para sempre algumas das suas mais emblemáticas zonas como é o caso do Portinho da Arrábida”.

Leilão serve para pagar estudo sobre Portinho da Arrábida
A receita do leilão será entregue na totalidade a um grupo de investigadores do LNEG e do ISPA, após apresentarem o projecto do estudo de impacto ambiental que está a ser elaborado pelas duas instituições. A apresentação deste estudo é resultado das conclusões do colóquio “Desassoreamento da Arrábida causas e soluções” que o CA organizou em parceria com o Parque Natural da Arrábida e apoio da Câmara de Setúbal em Novembro de 2011, que deu origem ao livro com o mesmo nome, publicado em Março deste ano.
“Só após a apresentação das conclusões do estudo poderão ser tomadas medidas para repor a areia desaparecida do que em tempos foi a praia do Portinho da Arrábida mas que está hoje reduzida a um mar de calhaus sem que nada tenha ainda sido feito para reverter a situação”, denunciam os responsáveis do Clube da Arrábida.


Agência de Notícias 

Comentários