Jornadas revelam património de Setúbal

O património do concelho de Setúbal em destaque no dia 21 

Uma tarde intercultural, com exposições, literatura, dança e apontamentos musicais, e uma visita guiada a uma capela integram o programa que assinala em Setúbal, no dia 21, as Jornadas Europeias do Património 2013, com o tema “Património/Lugares”. 

Setúbal assinala sábado Jornadas Europeias do Património 

A tarde intercultural, com o tema “Património/Lugares, Memórias e Afetos”, de entrada gratuita, decorre no Museu de Trabalho Michel Giacometti, das 15h00 às 19h00, e tem como pano de fundo a exposição “Raízes”, uma mostra coletiva de pintura e escultura, que se encontra patente até dia 28.
A apresentação por Cidália Luz do livro “Chão de Kanâmbua”, escrito por Tomás Lima Coelho, é outra atividade deste evento que inclui também uma sessão de poesia por Américo Pereira e Daniel Martinho, acompanhada por música de Osvaldo Barros.
Do programa da tarde intercultural fazem ainda parte uma conversa com Dilia Samarth, com testemunhos sobre “Lugares, Memórias e Afetos”, uma exposição de artesanato pela Associação Cabo-Verdiana de Setúbal e uma mostra de iguarias da cultura africana por Carla Correia e Ilda Coelho.
A tarde intercultural no Museu de Trabalho Michel Giacometti integra igualmente a apresentação do projeto “Lugar de afetos em Setúbal – Kuza de Terra”, por Carla Correia, da Escola Secundária D. João II, um apontamento musical por Chalo, uma demonstração de dança funaná pelo grupo Nôs Talentu e degustações das conservas Nero, uma iguaria de atum em molho especial picante.

Outas iniciativas previstas 

O programa que assinala no concelho de Setúbal as Jornadas Europeias do Património 2013 engloba ainda, no dia 21, uma visita guiada à capela da Quinta de Santo Amaro, na Aldeia da Piedade, em Azeitão, imóvel localizado numa propriedade particular que abre as portas neste dia ao público em geral.
A atividade, de participação gratuita, inclui testemunhos das funções religiosas daquele local de culto e uma apresentação da Quinta de Santo Amaro. O ponto de encontro está marcado para as 10 horas, na capela, ou, em alternativa, às 9h40, no Museu Sebastião da Gama, em Vila Nogueira de Azeitão.
As Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que procura sensibilizar os cidadãos para a preservação do património, a decorrer simultaneamente em meia centena de países, são organizadas localmente pela Câmara Municipal de Setúbal.


Agência de Notícias 

Comentários