Intercâmbio leva jovens europeus à Bela Vista

Experiência europeia leva 36 jovens a bairros de Setúbal

A partilha e o diálogo intercultural são promovidos num intercâmbio internacional com jovens de quatro nacionalidades, iniciativa a decorrer até dia 11 de Setembro, em Setúbal, que inclui um conjunto de atividades temáticas centradas na Bela Vista. 

Grupo de 36 jovens europeus partilha experiências em Setúbal 
A iniciativa, com organização da Associação Experimentáculo e apoio da Câmara de Setúbal, pretende eliminar estigmas sociais e promover a diversidade cultural. Certificada pelo “Juventude em Ação”, da Comissão Europeia, integra o programa municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade”.
Workshops e oficinas de trabalho, atividades ao ar livre e festas interculturais são algumas das iniciativas propostas ao grupo de 36 jovens portugueses, espanhóis, turcos e romenos que participam neste intercâmbio, a decorrer em Setúbal desde terça-feira.
Além das atividades centradas na Bela Vista, as quais incluem uma visita guiada pelos bairros, com passagens por vários equipamentos instalados naquela área habitacional da cidade, o programa comtempla ações no centro histórico de Setúbal, com visitas a pontos de interesse histórico, patrimonial e cultural.
A iniciativa, com organização da Associação Experimentáculo e apoio da Câmara Municipal de Setúbal, pretende eliminar estigmas sociais e promover a diversidade cultural. Certificada pelo “Juventude em Ação”, da Comissão Europeia, integra o programa municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade”.

Potenciar dimensão europeia
O dirigente da Experimentáculo explica que o objetivo é “potenciar a dimensão europeia” que o impacto deste projeto pode trazer à Bela Vista, “mudando o que, normalmente, se procura fazer no bairro”. Enquanto que, “na maior parte das vezes, pretende-se uma maior integração entre o bairro e o resto da cidade”, este intercâmbio tem o propósito de fazer com que “a Bela Vista olhe para a Europa e vice-versa, indo um pouco mais além”, salienta Pedro Soares.
Os seis portugueses que participaram no intercâmbio nas Ilhas Canárias, entusiasmados com a experiência adquirida naquele contexto multicultural, desenvolveram um projeto audiovisual que espelha o contacto com outras culturas.
Estas iniciativas integram-se no “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, programa que promove um conjunto de atividades de lazer e ações de melhoria das condições de vida dos moradores, numa área que engloba o território da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Manteigadas e Quinta de Santo António.
O programa municipal, no terreno há cerca de dois anos, assenta na premissa de que todas as ações devem ser protagonizadas pelas próprias pessoas, promovendo a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.


Agência de Noticias  

Comentários